Após divulgação de datas do Enem, Unicamp mudará calendário de seu vestibular

MEC anunciou nesta segunda-feira (31) que o exame acontecerá em 21 e 28 de novembro; data do primeiro dia de provas coincide com primeira fase da Unicamp

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
01 de junho de 2021 às 09:35 | Atualizado 01 de junho de 2021 às 09:39
Vestibulares da Fuvest e Unicamp acontecem na próxima semana
Primeira fase da Unicamp, prevista para 21 de novembro, coincide com primeiro dia do Enem 2021
Foto: Reprodução / CNN

Após a divulgação das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza uma reunião nesta terça-feira (1º) com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) para alterar seu calendário de provas já que a primeira fase do vestibular coincide com o primeiro dia de provas do Enem, em 21 de novembro. 

Nesta segunda-feira (31), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou as datas do Enem nas redes sociais. Segundo ele, o exame acontecerá em 21 e 28 de novembro

Segundo a Unicamp, a reunião também terá a participação de outras universidades estaduais para que os ajustes nos calendários de provas deste ano não coincidam. As novas datas do vestibular da Unicamp, inicialmente previstas para 21 de novembro (primeira fase) e 16 e 17 de janeiro de 2022 (segunda fase), serão divulgadas ainda nesta semana.

As inscrições para o vestibular da Unicamp começam em 2 de agosto e deverão ser feitas até 8 de setembro. Já para o Enem 2021 as inscrições serão abertas no dia 30 de junho e irão até 14 de julho, na Página do Participante do Enem na internet. 

Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, publicará ainda nesta semana os editais do Enem 2021. A CNN entrou em contato com o Inep e aguarda posicionamento. 

A Unicamp, ao divulgar seu calendário em 20 de maio, informou que a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) poderia fazer ajustes no calendário do Vestibular Unicamp 2022, caso fosse necessário, em função da divulgação das datas do Enem.

"A segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC)", afirmou Milton Ribeiro, ao confirmar a realização do Enem, versão impressa e digital, em 21 e 28 de novembro.