Onda de violência altera rotina em Manaus e eleva tensão no combate ao tráfico

Da CNN, em São Paulo
11 de junho de 2021 às 04:30

Ônibus foram incendiados, agências bancárias e prédios públicos depredados, delegacias foram atacadas com bombas caseiras e tiroteios foram registrados na capital e em cidades do interior. O Amazonas viveu dias de terror na última semana, que fizeram a capital Manaus paralisar a vacinação, fechar escolas e até interromper o funcionamento do transporte público.

O estopim da onda de violência foi a morte de Erick Batista Costa, traficante e membro do Comando Vermelho, durante uma operação policial. A ordem para os ataques, ao que tudo indica, saiu de dentro de uma penitenciária de Manaus.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre os impactos que a onda de violência desta semana teve sobre a vida dos amazonenses. A repórter da CNN Carol Queiroz, que acompanhou os ataques em Manaus, participa da primeira parte do episódio e comenta a paralisação da vacinação e a insegurança que rondou os moradores da capital. Ela também fala sobre a chegada das tropas da Força Nacional à cidade.

Carol Nogueira também conversa com a socióloga Camila Caldeira Nunes Dias, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Camila, que é coautora do livro "A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", explica as dificuldades do combate ao tráfico e ao crime organizado no Amazonas, estado que é porta de entrada e saída de drogas no país. Ela também fala sobre as facções em Manaus e sobre a organização delas de dentro das penitenciárias da cidade.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil