A aprovação da ajuda federal aos estados feita pela Câmara e mais de 14 de abril

Dúvidas sobre permanência de Mandetta, economia dos Estados Unidos e mais notícias da manhã desta terça-feira

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia
 

 

A aprovação da ajuda do governo federal aos estados e municípios, as dúvidas sobre a permanência do ministro Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, o plano de reabertura da economia dos Estados Unidos, proposto por Donald Trump, o pagamento do auxílio emergencial às famílias impactadas pelo novo coronavírus no país e o aumento das buscas por ‘como ajudar’ no Google são os destaques de 14 de abril de 2020.

Estados e municípios

 
 

O projeto de lei de apoio financeiro aos estados e municípios foi aprovado por 431 a 70 votos na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o valor da execução do projeto pode chegar a R$ 80 bilhões. Antes da votação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o formato da proposta. “Seria uma irresponsabilidade fiscal e um incentivo perverso dar um cheque em branco para governadores de estados mais ricos, pois não sabemos quanto tempo vai durar essa crise de saúde”, afirmou à CNN.

Mandetta

A permanência de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde volta a ser dúvida, segundo o colunista Fernando Molica . O líder do DEM (partido do ministro) na Câmara dos Deputados, Efraim Filho, afirmou à CNN que Mandetta não deixaria o cargo nessa segunda-feira: “Hoje, fica”. Depois, completou: “Um dia de cada vez”. De acordo com o colunista Caio Junqueira, pessoas próximas ao presidente, Jair Bolsonaro, estão bem incomodadas e consideram já vale arcar com a demissão. Mandetta não apareceu, ontem, na coletiva diária sobre a situação da COVID-19 no país.

Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que está próximo de completar um plano para reabrir a economia do país, que é o mais afetado pelo novo coronavírus, com mais de 20 mil mortos. Nessa segunda, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou seis critérios que as nações devem considerar antes de suspender as restrições.

Auxílio emergencial

A Caixa vai pagar a segunda leva do auxílio emergencial a partir de hoje. Mais de 9 milhões de brasileiros estão nesse grupo. O valor de R$ 600 reais é destinado a pessoas pobres e sem renda fixa. Nessa segunda-feira, o banco divulgou liberação de um calendário de saques do benefício, para quem desejar retirar o valor em dinheiro vivo. 

Solidariedade

Em meio à pandemia, as buscas por “como ajudar” bateram recorde histórico no Google. Apesar disso, entidades filantrópicas e hospitais públicos que centralizam a arrecadação de recursos no país vêm enfrentando a baixa adesão da população. A CNN elaborou uma lista com algumas das instituições que precisam de contribuições e um guia de como ajudá-las.

Mais Recentes da CNN