"A sede da COP30 não será alterada", diz Celso Sabino à CNN
Ministro afirma que sede da conferência não será alterada e que casos de preços abusivos são exceções. Governo prevê mais de 53 mil leitos disponíveis durante o evento
Celso Sabino afirmou que não há possibilidade de a COP30 não acontecer em Belém (PA). Em entrevista à CNN Brasil, ele garantiu que o governo trabalha exclusivamente com a capital paraense como sede do evento e rebateu críticas sobre preços abusivos de hospedagem na cidade.
Sobre supostos pedidos de delegações estrangeiras para transferir a conferência para Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo, Sabino foi enfático: "O governo trabalha com o plano A, B e C. E o plano A é COP em Belém, o plano B é COP em Belém e o plano C é COP em Belém também".
Infraestrutura e hospedagem
De acordo com Sabino, a cidade está se preparando para receber o evento com diversas obras de infraestrutura, incluindo melhorias no saneamento e áreas de convivência. Um novo aeroporto internacional será inaugurado em 29 de fevereiro, e investimentos estão sendo feitos em um porto na região metropolitana que poderá receber dois grandes navios para hospedar participantes.
Quanto às críticas sobre preços elevados de hospedagem, Sabino argumentou que os casos de valores abusivos são exceções. "Não é verdade que a regra geral das hospedagens em Belém estão com abuso de preço. Os abusos acontecem, mas são pequenas exceções que o próprio mercado já está cuidando de regular", explicou.
O ministro destacou que a cidade oferecerá mais de 53 mil leitos durante o período do evento - mais que o dobro da capacidade utilizada na última COP, realizada em Baku, no Azerbaijão. Novos hotéis estão sendo construídos no centro de Belém, com apoio do governo federal, e acordos foram fechados com a rede hoteleira para garantir diárias a partir de R$ 300.
Para garantir a inclusão de países com menor PIB per capita, o governo brasileiro disponibilizará mais de 2.400 leitos para a ONU, com tarifas entre 100 e 600 dólares, dependendo da situação econômica de cada nação participante.