Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aras define novo vice-PGR que vai substituir Lindôra Araújo

    Lindôra foi afastada do cargo por problemas de saúde; decisão foi oficializada nesta quinta (31)

    O procurador-geral da República, Augusto Aras
    O procurador-geral da República, Augusto Aras Leonardo Prado/SECOM/MPF

    João Rosada CNN

    Em Brasília

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, indicou Luiz Augusto Santos Lima para exercer a função de vice-procurador-geral da República. Ele vai entrar no lugar de Lindôra Araújo, afastada por problemas de saúde. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (31).

    Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a escolha de Luiz Augusto não interfere na designação do subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, realizada na semana passada. Jacques de Medeiros deve atuar nos casos criminais em curso perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

    Vídeo: Lula resiste a terceiro mandato de Augusto Aras na PGR

    Jacques de Medeiros vai assumir todos os inquéritos e ações penais do STF, exceto os feitos relativos aos atos de 8 de janeiro, que seguem sob a responsabilidade do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), coordenado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

    As alterações ocorrem no fim do mandato de Augusto Aras, que deve deixar o cargo até o fim de setembro.

    Segundo apuração da CNN, os postulantes favoritos ao cargo são os subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia, Carlos Bigonha e Paulo Gonet. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com os candidatos ao cargo a partir da semana que vem.

    A ponte dos candidatos com o presidente tem sido feita pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que tem atendido aos pedidos de audiência.

    Lula já disse, em conversas reservadas, que não se sente confortável em reencaminhar Aras e que não quer se sentir obrigado a escolher um dos nomes da lista tríplice. A ideia, de acordo com assessores do governo, é que o petista comece, a partir da próxima semana, a se debruçar sobre a escolha, inclusive abrindo espaço na agenda para conversar com os cotados.

    Em maio, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) definiu os nomes da lista tríplice como sugestão para substituir Aras. A subprocuradora Luiza Frischeisen foi a candidata mais votada, com 526 votos; Mario Luiz Bonsaglia recebeu 465 votos; e José Adonis teve 407 votos. A eleição, porém, não obriga Lula a indicar nenhum desses nomes.

    * Com informações de Gustavo Uribe