Avião que caiu em Vinhedo (SP) estava a menos de 70 km do destino

Trajeto total do voo 2283, que saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos, era de cerca de 734 km

Danilo Moliterno, da CNN, em São Paulo
Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. O avião tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Segundo a prefeitura, ninguém sobreviveu. O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos. O avião acidentado, prefixo PS-VPB, é um ATR 72-500. Imagens de redes sociais registraram a queda  • Reprodução
Compartilhar matéria

O avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), estava há menos 70 km de seu destino, o Aeroporto de Guarulhos (GRU), no momento do acidente.

Considerando o local da ocorrência reportado pelo Corpo de Bombeiros e o destino final, o trajeto em linha reta medido pelo Google Maps tem 68 km.

Não há informações sobre qualquer mudança de rota. O avião estava a cerca de 14 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas.

O trajeto total do voo 2283, que saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos, era de cerca de 734 km. Segundo informações do Flightradar24, o avião acidentado, prefixo PS-VPB, um ATR 72-500, deixou o Aeroporto de Cascavel (CAC) às 11h59.

Dados do Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos. O acidente deixou 62 pessoas mortas – sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo (SP).

A plataforma indica que a aeronave voava a 17 mil pés às 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h. O tempo total de voo era de 1h50. A partir deste momento, a aeronave passa a perder altitude. Menos de dois minutos mais tarde, às 13h22, desaparece do radar.