Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bilhete Único sem cadastro deixa de ser aceito em São Paulo nesta quarta-feira (1º)

    Medida vale para cartões que não possuem um CPF cadastrado; usuários devem providenciar novo Bilhete Único pelo site da SPTrans

    Cartão do Bilhete Único comum
    Cartão do Bilhete Único comum Foto: Itaci Batista/Estadão Conteúdo

    Rafaela Larada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Os cartões de Bilhete Único sem cadastro deixarão de ser aceitos no transporte público de São Paulo nesta quarta-feira (1º). A medida vale para cartões que não possuem um CPF cadastrado. A partir de 1º de setembro, somente os cartões personalizados passarão a ser aceitos nas catracas de ônibus, trem e metrô.

    A secretaria municipal de Mobilidade e Trânsito recomenda que os usuários que possuem bilhetes sem cadastro acessem o site da SPTrans para efetuar o registro online dos dados e solicitar um novo cartão. A retirada do novo cartão pode ser feita nos postos de atendimento espalhados pela cidade (clique aqui para ver os endereços).

    Caso o usuário tenha dúvidas quanto aos cartões que não serão mais aceitos para pagamento de tarifa, basta verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110.

    Após cadastro online e retirada do novo Bilhete Único, o passageiro poderá solicitar a transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior, informa a SPTrans.

    A transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro para o novo cartão personalizado, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior, será automática em 72h. Para confirmar a transferência, o usuário deve inserir o cartão na máquina de autoatendimento.

    Segundo a secretaria municipal de Mobilidade e Trânsito, a medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, combater prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros.

    Veja como fazer o cadastro na SPTrans e solicitar um Bilhete Único personalizado:

    • Acesso o site da SPTrans
    • Selecione a opção “Cadastre-se”
    • Insira os dados solicitados
    • Envie uma foto 3×4
    • Leia os termos e clique em “concordo”
    • Insira informações pessoais
    • Acompanhe o status da sua solicitação
    • Após ter sua foto aprovada, basta se dirigir a um posto de atendimento e retirar seu Bilhete Único com nome impresso

    Para preencher o cadastro de solicitação do Bilhete Único, o usuário deve ter em mãos o RG, CPF e CEP residencial além de uma foto digitalizada tamanho 3×4 com fundo neutro. Caso haja dificuldades no envio da foto pelo site da SPTrans, o passageiro pode escolher a opção de entregar a foto diretamente no posto de atendimento.

    O Bilhete Único aceita créditos do tipo vale-transporte e comum. No crédito comum, o limite de saldo é de R$ 350 – também é possível obter cotas temporais (mensais e 24h).

    Bilhete Único em catraca de ônibus em São Paulo
    Bilhete Único em catraca de ônibus em São Paulo / ESTADÃO CONTEÚDO

    Mais Recentes da CNN