Boris Casoy: Seria uma loucura realizar os festejos de Carnaval agora
No quadro Liberdade de Opinião desta segunda-feira (24), o comentarista Boris Casoy analisa o adiamento dos desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes
No quadro Liberdade de Opinião desta segunda-feira (24), Boris Casoy analisou o adiamento dos desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes.
Os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro decidiram adiar os desfiles das escolas de samba para o feriado do dia 21 de abril, após reunião virtual conjunta na última sexta-feira (21). Os desfiles das escolas de samba do grupo especial da capital paulista estavam marcados, até então, para 25 e 26 de fevereiro. Já no Rio, seriam realizados em 27 e 28 do mesmo mês.
Para Boris Casoy, a decisão tomada pelas prefeituras do Rio e de São Paulo foi acertada, com o intuito de proteger a saúde pública e a população em geral.
"Nós não poderíamos trocar o Carnaval pelo risco que as aglomerações causariam às pessoas, em um momento grave, em que a Covid-19 está subindo. Seria uma loucura realizar os festejos de Carnaval."
Boris elogiou a atitude dos prefeitos dessas duas capitais ao privilegiar a saúde, embora tenha admitido que a economia será prejudica com o adiamento do Carnaval.
"É extremamente positivo que os prefeitos do Rio e de São Paulo tenham decidido privilegiar a saúde e a vida, contra a economia. Haverá problemas econômicos, o turismo será reduzido, as escolas de samba terão um problema, que vão recuperar mais para frente, e o comercio vai ter problemas, mas é inevitável. Os prefeitos não podiam ter outra atitude".
"Não podemos lamentar pela economia. O importante é que se preserve a vida. Se der para preservar os dois, ótimo, mas nesse caso não dá", completou.
Impostos sobre o Diesel
No sábado (22), o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu zerar os impostos federais sobre o diesel, assim que o Congresso aprovar a medida que está sendo discutida pelo governo. Bolsonaro disse que, no segundo seguinte à promulgação, ele irá zerar o imposto, mas negou que isso seja uma forma de pressionar os estados a fazerem o mesmo.
Nota técnica do Ministério da Saúde
Uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, assinada pelo secretário de ciência, tecnologia, inovação e insumos estratégicos em saúde, Hélio Angotti Neto, diz que a hidroxicloroquina tem efetividade no combate à Covid-19 e a vacinação não. O posicionamento está no documento usado para barrar recomendações da Conitec, que contraindicavam o uso do chamado “kit covid”.
Lei Orçamentária de 2022
A lei que define o orçamento de 2022 foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU). O texto, sancionado com vetos na última sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê despesas de quase R$ 5 trilhões para a União durante os próximos meses. Desse valor, quase R$ 2 trilhões são referentes à dívida pública.
O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Boris Casoy. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.