Brasil está em uma trajetória errada, diz especialista sobre emissão de carbono

Coordenador técnico do Observatório do Clima, Tasso Azevedo afirmou à CNN que as emissões de carbono crescem no país, ao invés de diminuírem

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o coordenador técnico do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, afirmou que o Brasil segue pelo caminho contrário em relação a emitir carbono. A fala vem após o anúncio do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na COP26, de que o país deve neutralizar as emissões até 2050.

“O problema é que o Brasil está em uma trajetória errada nesse momento. Estão crescendo as emissões ao invés de reduzir”, disse Azevedo. “Não estamos no caminho naquilo que é o nosso principal tema, que é o desmatamento não só na Amazônia, como no Cerrado.”

Sobre o desflorestamento, o governo brasileiro estuda antecipar para 2027 ou 2028 a atual meta de zerar o desmatamento ilegal no país. Atualmente, é proposto que o objetivo seja alcançado até 2030.

Para Azevedo, é necessário que haja um acompanhamento dessas propostas para que as mesmas sejam cumpridas, apesar de reforçar que elas são factíveis. “Agora precisa fazer as ações baterem com aquilo que está sendo pronunciado.”

(Publicado por Bruna Baddini)

Mais Recentes da CNN