Alerta de tornado e microexplosão: veja áreas que podem ser afetadas hoje
Região de baixa pressão, em conjunto com o jato subtropical, contribui para a formação de tempestades fortes e tornados
Um alerta vermelho, que indica grande perigo, foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para regiões do país com previsão de tornados isolados para quinta-feira (10).
O instituto informa que há possibilidade de fortes correntes de ar descendentes dentro das nuvens, granizo e tornados isolados para o sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o extremo noroeste do Rio Grande do Sul.
Ainda é ressaltado que a instabilidade e tempo severo podem ser uma possibilidade também no sul de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, além de São Paulo, Rio de Janeiro e demais áreas do Rio Grande do Sul.
Além dos tornados, também é possível que haja ocorrências de fortes correntes de ar descendentes dentro das nuvens, que podem atingir a superfície com intensidade, causando microexplosões e granizo.
O Inmet explica que essas ocorrências são resultado de um cavado que está sobre o sul do Brasil, que é uma região alongada de baixa pressão.
O sul, em superfície, se estende desde um centro de baixa pressão no Paraguai até o Rio Grande do Sul. Essa pressão é feita por ventos do noroeste no interior da América do Sul, associados à presença do JBN (Jato de Baixos Níveis), que estabelecem um canal de umidade no interior do continente, direcionados para o sul brasileiro.
As previsões indicam que esse cavado não vai atuar sozinho, pois, a cerca de 12 km acima da superfície, a corrente de jato subtropical deve estar presente sobre a região sul. Esse fator ajuda a aumentar a instabilidade sobre a região.
O jato, de acordo com as previsões do Inmet, vem acompanhado de áreas de difluência do vento em níveis superiores. A difluência também contribui para a formação de tempestades fortes, porque é caracterizada separação do escoamento do vento em diferentes direções.
Além disso, em níveis mais baixos, espera-se a formação de uma circulação ciclônica sobre o Sul do Brasil, constituindo mais um indicador do cenário de grande instabilidade.
*Sob supervisão de AR.


