CNN Brasil sai na frente e desembarca em Belém para cobertura da COP30

Repórteres, analistas e âncoras da emissora mostram detalhes da preparação da cidade para o evento

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A uma semana do início da COP30, a CNN Brasil deu início, nesta segunda-feira (3), à cobertura especial do evento diretamente de Belém, capital do Pará.

A Cúpula do Clima da ONU ocorre, oficialmente, entre 10 e 21 de novembro, mas a cidade já está movimentada com a presença de líderes e turistas.

Ao longo dos próximos dias, o Norte de nosso país será o palco principal da discussão sobre mudanças climáticas, com altas expectativas para as resoluções da COP30.

Pela primeira vez, a COP acontece em meio à Amazônia brasileira. Os repórteres, analistas e âncoras da CNN Brasil mostram todos os detalhes – das negociações políticas ao dia a dia paraense.

A âncora Carol Nogueira, ao lado do repórter Pedro Teixeira, apresentou o Novo Dia diretamente de Belém, sua cidade natal, para mostrar diferentes pontos da capital do Pará a cada dia.

Nesta segunda, a jornalista mostrou o Parque da Cidade, que abriga a estrutura da COP30 – dividida em Blue Zone, onde ocorrem as negociações oficiais, e Green Zone, área aberta ao público.

Também teve espaço para a culinário local. Em um restaurante, a CNN mostrou os pratos típicos da região: açaí, tacacá e maniçoba eram algumas das receitas que compunham a mesa.

A música não ficou de fora da programação. Carol Nogueira entrevistou o cantor Pinduca, conhecido como o "rei do carimbó". O artista relembrou os desafios no início de sua carreira e celebrou o reconhecimento do gênero musical.

O Bastidores CNN também contou com a apresentação da âncora Tainá Falcão, diretamente de Belém. Assim como o CNN Prime Time, com Márcio Gomes trazendo as notícias direto da capital paraense.

A CNN conta ainda com estúdio e espaço para a ancoragem de seus jornais e produção de conteúdos no Parque da Cidade, local central das agendas da Conferência.

Em toda Belém

Com a equipe já posicionada em Belém, além da ancoragem dos jornais, nesta segunda-feira, em outro ponto da capital, a repórter Tayana Narcisa acompanhou a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aproveitou esta a manhã para visitar comunidades paraenses.

O âncora do CNN Money, Fernando Nakagawa, também compõe a equipe em Belém e levantou números sobre os voos internacionais para a cidade e os desafios logísticos para o governo ao longo da COP30.

Já o analista de política Teo Cury e o repórter Renan Fiuza trouxeram um panorama do esquema de segurança na cidade em diferentes pontos, com integração entre as forças federais, estaduais e municipais. Além disso, a Polícia Federal (PF) deve atuar como reforço para a proteção das autoridades nacionais e internacionais que comparecem ao evento.

A equipe conta ainda com o repórter Vinicius Murad, que realizou uma entrevista exclusiva com o embaixador Maurício Lyrio, negociador-chefe do Brasil na COP30. Lyrio confirmou que “alguns novos países anunciarão aportes ao TFFF durante a COP30”, o Fundo das Florestas Tropicais.

O analista de política Caio Junqueira também desembarca na capital paraense nesta terça-feira (4) e completa a presença "in loco" da CNN.

 

Para além de Belém

Nesta segunda, a CNN Brasil também acompanhou os eventos referentes à agenda climática que ocorrem em outra capital do país: o Rio de Janeiro.

Acontece na cidade o Fórum de Líderes Locais da COP30, que antecede o evento oficial em Belém.

Além disso, a capital fluminense também recebe a visita do príncipe William, do Reino Unido, pela primeira vez no Brasil, para participar de eventos sobre o clima e, inclusive, da entrega do Prêmio Earthshot – criado por ele –, nesta semana.