Datafolha: Mais de 80% dos brasileiros apoiam cotas em concursos públicos
Foram ouvidas presencialmente 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em 136 municípios brasileiros; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

A maioria dos brasileiros é favorável ao uso de vagas reservadas em concursos públicos, as cotas, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22). O levantamento mostra que 82% dos entrevistados apoiam cotas para negros, indígenas, quilombolas e mulheres, grupo que atualmente não é contemplado pela legislação.
Além disso, 80% defendem a adoção de cotas também para cargos de liderança no setor público, medida voltada aos mesmos grupos. Entre os que rejeitam a política de cotas, o índice chega a 17% nos concursos e a 19% nas posições de chefia.
Entre outros dados levantados pelo Datafolha, do total de entrevistados, 92% concordam com a criação de redes de apoio a mulheres no serviço público e 89% aprovam programas de combate ao assédio.
Dos que apoiam as cotas em concursos, 12% afirmaram concordar apenas parcialmente. No caso dos cargos de liderança, o percentual sobe para 16%.
A pesquisa foi encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente e realizada entre 9 e 12 de junho deste ano. Ao todo, foram ouvidas presencialmente 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em 136 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Atualmente, mulheres representam 44,5% do total de servidores federais, enquanto os homens somam 55,5%. Em cargos de liderança, elas ocupam 42,3% das chefias, frente a 57,7% dos homens. A desigualdade é ainda maior quando se considera raça: mulheres negras são apenas 15,4% dos líderes, contra 33% de homens brancos.