Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Calendário falso viraliza, e adolescentes buscam postos no dia errado no RJ

    Problema ocorreu nesta segunda-feira (23) em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense

    Adolescentes receberiam o imunizante da Pfizer
    Adolescentes receberiam o imunizante da Pfizer CNN / Reprodução

    Stéfano SallesThayana Araújoda CNN

    No Rio de Janeiro

    Um calendário falso de vacinação divulgado através das redes sociais fez com que centenas de pessoas procurassem os postos de saúde de Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (23), fora do momento de elas se imunizarem.

    A publicação manipulada, que rapidamente viralizou, dizia que seriam imunizados adolescentes de 12 a 17 anos em 15 unidades de saúde. No entanto, a data era destinada apenas a pessoas com algum tipo de deficiência permanente ou comorbidades.

    Assim, centenas de adolescentes sem qualquer tipo de deficiência permanente ou comorbidade apareceram nos postos, pela manhã, em busca da aplicação da primeira dose, que seria feita com a vacina da Pfizer, a única autorizada até o momento para este público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    A lista de comorbidades inclui obesidade grave, pneumopatias crônicas graves (asma), hemoglobinopatia grave (doença falciforme), doença neurológica crônica (paralisia cerebral), diabete Melitus, transtornos do espectro autista, Down e demais síndromes genéticas.

    Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que o calendário de imunização é divulgado nos canais oficiais e nas redes sociais do município, e qualificou o episódio ocorrido como um caso de disseminação de “fake news”.

    Veja imagens da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo

    O município informou ainda disponibilizar o canal “Informativo Covid” para tirar dúvidas da população sobre a campanha de imunização, por meio do WhatsApp: (21) 98880-9306.

    Na última divulgação feita pelo município, na última sexta-feira (20), Duque de Caxias já havia aplicado a primeira dose em 64,7% da população maior de 18 anos. Ao todo, 35,2% dos habitantes já apresentavam esquema vacinal completo. A cidade é a terceira mais populosa do estado, com 924 mil moradores.