PM do DF prende suspeito de incendiar banheiros químicos na Esplanada
“Não houve qualquer relação com o julgamento em curso no STF”, afirma delegado

A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) apreendeu, na tarde desta terça-feira (9), o suspeito de incendiar banheiros químicos na Esplanada. Lucas Ferreira Alves é uma pessoa em vulnerabilidade e “possuía antecedentes criminais”, segundo o delegado Sérgio Baltizer. O suspeito foi encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal.
"Não há nenhuma relação com o julgamento em curso no STF”, afirmou Baltizer. Os banheiros se encontravam próximos ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde ocorre, esta semana, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus pela tentativa da abolição violenta do estado de direito.
Segundo o delegado, a partir de investigações iniciais, cerca de 26 banheiros químicos foram incendiados pelo detento. O fogo foi contido rapidamente pelo CBDF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal).
Segundo a Major Talita Oliveira (PMDF), a prisão foi realizada no mesmo local onde aconteceu o incêndio, poucas horas após o ocorrido.
Lucas foi apreendido com lâminas e frascos de gás butano, responsáveis pela fumaça preta que tomou a Esplanada esta manhã.
Segundo o delegado, o incêndio teria sido motivado pela intenção de recolher os restos de metal e revender, com objetivo de “compra de entorpecentes".
O suspeito ficará detido até audiência de custódia.
Segundo informações da delegacia, o homem teria sido identificado por militares da PMDF por meio de câmeras de segurança do MGI (Ministério da Gestão e Informação).


