Cessar-fogo no Leste Europeu, Brasil descarta sanção contra Rússia e mais de 9 de março

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Brasil não adotará sanções contra russos e o cessar-fogo para retirada de civis na Ucrânia estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 9 de março.

Cessar-fogo no Leste Europeu

A Rússia renovou a proposta de cessar-fogo em cinco cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev, a partir das 4h desta quarta-feira (9). Os corredores humanitários devem permitir a saída de mais civis no país, após mais de 2 milhões de pessoas atravessarem as fronteiras desde o início da guerra. Em resposta, a Ucrânia emitiu um comunicado dizendo ser difícil confiar na proposta.

Comércio de matérias-primas

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a restrição da importação e exportação de matérias-primas no país. Apesar da decisão, a mídia estatal RIA, da Rússia, não informou a lista dos produtos restritos. A proibição acontece depois de o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar um veto para a importação de petróleo, gás natural e carvão do país europeu.

Sanções do Brasil

O Brasil descartou adotar sanções econômicas e comerciais contra a Rússia. Segundo o analista da CNN Caio Junqueira, a avaliação do Palácio do Planalto, que é endossada pela diplomacia brasileira, é de que as medidas poderiam agravar a situação da economia mundial, especialmente em países menos desenvolvidos, como o Brasil.

Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa hoje a ação que trata da Lei da Ficha Limpa. A corte discute o prazo de inelegibilidade para políticos condenados em segunda instância. Segundo o presidente do STF, o ministro Luiz Fux, este será o último processo relacionado às eleições deste ano, antes da disputa de outubro.

Preço dos combustíveis

Integrantes do governo federal realizam hoje mais uma série de reuniões para discutir soluções para o preço dos combustíveis no país. As agendas incluem encontros entre ministros e parlamentares. Enquanto isso, no Senado, há chance dos projetos sobre o tema serem analisados na sessão desta tarde.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN