Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas atingem grande parte do Brasil neste sábado (15); veja a previsão

    Ar quente e úmido que predomina sobre o país estimula a formação de nuvens de chuva

    Presença de ar quente e úmido e de uma baixa pressão atmosférica formam áreas de instabilidade sobre o Sudeste
    Presença de ar quente e úmido e de uma baixa pressão atmosférica formam áreas de instabilidade sobre o Sudeste Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    O sábado (15) será marcado pela nebulosidade sobre o Brasil. A passagem de uma frente fria espalhou nuvens carregadas sobre a região Sudeste, provocou chuva de forte intensidade.

    Neste sábado, uma baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, deixando os dois estados em alerta para temporais. O ar quente e úmido que predomina sobre o país estimula a formação de nuvens de chuva forte em diversas áreas do Centro-Oeste e do Norte.

    A zona de convergência intertropical continua ativa na costa Norte, levando nuvens carregadas para o Nordeste. Um núcleo de chuva forte avança do mar e deve atingir o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba neste sábado.

    Veja a previsão do tempo completa para este sábado.

    Região Sudeste

    A presença de ar quente e úmido e de uma baixa pressão atmosférica entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo formam áreas de instabilidade sobre a região Sudeste.

    A previsão é de tempo chuvoso no litoral Sul de São Paulo. No Oeste, Sul e Leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o céu tem muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, mas com alguns períodos de sol.

    Para as demais áreas de São Paulo e para Minas Gerais, a previsão é de períodos com sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

    Região Sul

    Novas áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas sobre a região.

    Quase toda a região passa o dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. O tempo fica chuvoso no Leste do Paraná, no Sul e Leste de Santa Catarina e no Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Há risco de chuva forte no litoral do Paraná e de Santa Catarina.

    Dia com sol entre muitas nuvens, mas sem chuva, no centro, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas permanecem amenas ao longo do dia na região Sul.

    Região Nordeste

    Uma alta pressão atmosférica atua sobre o Nordeste diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva em parte da região. Um núcleo de chuva forte avança do mar e deve atingir o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba neste sábado.

    O sol predomina no interior da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e no centro-sul do Piauí. O Maranhão, o restante do Piauí, o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba têm pancadas de chuva frequentes, que podem ser moderadas a fortes.

    Há risco de chuva forte em João Pessoa e Natal. Na faixa litorânea entre o Sul da Bahia e Alagoas, faz sol e ocorrem pancadas de chuva.

    Região Norte

    Áreas de instabilidade crescem sobre toda a região Norte do Brasil com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. As pancadas de chuva continuam frequentes em todos os estados intercaladas com períodos de sol.

    A chuva mais volumosa é esperada para o Amazonas, Acre e Rondônia. Quase todo o estado do Tocantins tem um dia de sol, sem chuva. Algumas pancadas ocorrem no Oeste e Norte do estado.

    Região Centro-Oeste

    Nas capitais da região Centro-Oeste, o dia começa com muitas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite.

    Em Brasília, as temperaturas oscilam entre 18°C e 28°C. Cuiabá tem altas temperaturas que oscilam de 25°C a 31°C. Em Goiânia, a máxima chega a 31°C.

    Alertas meteorológicos

    Há risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Belém, Macapá, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.

    O alerta para temporais vale para o litoral do Pará, no Norte do Amapá, no Amazonas, Norte de Rondônia, litoral do Maranhão, do Ceará, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Paraíba, no vale do Rio Doce, Sul do Espírito Santo, no Norte do Rio de Janeiro

    Além disso, há risco de chuva moderada a forte, com raios e vento forte em São Paulo (exceto no centro sul), em Minas Gerais (exceto no Leste e Norte do estado), Goiás, Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Distrito Federal, no Pará (exceto no litoral do estado), em Roraima, Rondônia, Acre e centro-sul do Amapá.

    (Com informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia)