Chuvas no RS: "está todo mundo em estado de sobrevivência", diz moradora de Eldorado do Sul

A advogada Nathana Alves teve que deixar sua casa devido às fortes chuvas e inundações na região

Da CNN
Compartilhar matéria

A moradora de Eldorado do Sul, Nathana Alves, relatou a situação crítica enfrentada pelos residentes da cidade após as fortes chuvas e enchentes na região.

A advogada, que precisou deixar sua casa e está abrigada na residência de uma amiga, descreveu que "está todo mundo em estado de sobrevivência" em Eldorado do Sul.

A água das enchentes derrubou o muro de sua casa e, segundo relatos de vizinhos, chegou quase ao teto da residência.

Saída repentina e evacuação:

Nathana contou que conseguiu sair de casa antes que a situação piorasse. "Quando a gente viu que a situação já estava perto da esquina da nossa casa, a gente começou a ficar com bastante medo", afirmou. Ela e a irmã chamaram amigos para ajudar a levantar alguns pertences, mas não imaginavam que a água subiria tanto.

"Quando desligaram a luz da cidade, e a gente perdeu o sinal de internet, sem luz, sem internet, sem nada, a gente ficou meio que incomunicável, e a gente resolveu sair para a nossa segurança", relatou a moradora. Elas tiveram que fazer um retorno pela BR para conseguir acessar Porto Alegre, já que a entrada de Eldorado estava fechada.

Solidariedade e medo:

Desde que deixou sua casa, Nathana tem recebido notícias e se comunicado com vizinhos e amigos por grupos de WhatsApp. Ela disse que as pessoas estão tentando se apoiar psicologicamente e repassando informações sobre a situação. No entanto, prevalece um clima de medo e insegurança.

"As pessoas estão em estado de sobrevivência, então o pessoal fica com medo de sair, de voltar para casa, de como que tá isso", afirmou. Ela também destacou a preocupação com animais que ficaram presos nas residências.

Apesar da situação difícil, Nathana se considera privilegiada por estar em segurança na casa de uma amiga, junto com sua irmã e cachorrinha. Mas ela ainda não sabe quando poderá voltar para casa ou o que encontrará quando isso for possível.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.