Chuvas no RS: família de Novo Hamburgo abandona casa e volta para buscar animais

Carla Dias conta que a água subiu muito rápido e precisou de barco para resgatar os animais

Da CNN
Compartilhar matéria

Carla Dias, moradora de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, relatou o drama vivido com as fortes chuvas que atingiram a região. Após sair de casa, Carla e o filho Gabriel tiveram que pensar em um jeito de resgatar os animais de estimação.

Gabriel conseguiu o apoio de um barco para chegar na casa, que já estava com a água na altura do telhado. No caminho, o jovem conta que ainda resgataram uma mulher que estava se afogando. Ao chegar na residência, salvaram os cachorros pelo teto, "tivemos que quebrar o forro".

Água subiu rapidamente

Por volta das 22h da última quinta-feira (2), Carla notou que a rua já estava alagada e precisou levar o carro para um local mais alto. Ao retornar, a calçada já estava coberta pela água.

"Em uma hora, a água subiu cerca de 80 centímetros. No início da manhã, foi preciso evacuar meu pai de casa, e o resto das pessoas que estavam ali ajudando tiramos o que deu", contou a moradora.

Ela perdeu 100% dos móveis e até o jantar que estava sendo preparado ficou no fogão quando conseguiu entrar na residência no dia seguinte.

Situação se espalhou rapidamente

Inicialmente, o bairro de Carla foi o primeiro afetado em Nova Hamburgo. Ela relata que não tinha noção da magnitude da situação, pensando que estava isolada naquela região.

"Na sexta-feira, do almoço pro meio da tarde, a gente já foi vendo que em outras cidades, São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, começaram a viver a mesma coisa", lamentou. "A gente não sabia quando ia parar."

A moradora ajuda, com amigos e familiares, a levar doações e abrigo para desalojados. Com a queda de temperatura prevista, ela teme por aqueles que perderam tudo nas enchentes.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.