Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com nível mais baixo, orla do Guaíba aparece sem trechos inundados; veja imagens

    Após atingir marca histórica, o nível do lago Guaíba em Porto Alegre diminuiu para 4,43 metros, mas ainda permanece 1,43 metro acima da cota de inundação

    Da CNN

    O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, diminuiu e chegou a 4,43 metros, uma queda em relação à marca histórica atingida na semana passada. Apesar dessa redução, o lago continua 1,43 metro acima da cota de inundação, que é de 3 metros.

    A reportagem da CNN mostrou que a orla do Guaíba já apresenta sinais de melhora, com trechos que antes estavam completamente alagados agora transitáveis.

    Cenário de esperança

    O repórter Stevão Limana, da CNN, relatou ter chegado a um ponto da orla onde não encontrou água, pela primeira vez nos últimos dias.

    “Estou sorrindo porque fiquei muito surpreso quando cheguei aqui e não encontrei água neste ponto onde estou agora. Todos os dias tínhamos muita água aqui”, relata.

    Ele destacou que uma régua de medição utilizada como referência para as imagens não estava mais sendo necessária, pois o nível da água já havia baixado além daquela marca.

    Limpeza e reconstrução

    Apesar da diminuição do nível, muita sujeira e destruição ficaram evidentes na orla após a retirada das águas. A prefeitura de Porto Alegre já se organiza para a limpeza da região, enquanto algumas estruturas de resgate e apoio começam a ser desmobilizadas.