Confirmação da Copa América no Brasil e mais da noite de 1º de junho

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A confirmação do governo federal para o Brasil sediar a Copa América, a determinação da ministra Rosa Weber para que o senador Omar Aziz (PSD-AM) preste informações sobre a convocação de governadores à CPI da Pandemia e a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta terça-feira, 1º de junho de 2021.

Copa América

O governo federal confirmou o Brasil como sede da Copa América. A competição está prevista para acontecer entre 13 de junho e 10 de julho. Durante o dia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou que o presidente Jair Bolsonaro dê em até 5 dias informações sobre a realização do torneio. 

CPI da Pandemia

A ministra Rosa Weber determinou que o senador Omar Aziz (PSD-AM) preste informações sobre a convocação de governadores à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Rosa Weber foi sorteada relatora da ação movida por governadores ao STF. A ministra deu um prazo de 5 dias ao presidente da comissão. 

Eduardo Pazuello

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A nomeação consta no Diário Oficial desta terça-feira (1º) e foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. 

Conta de energia elétrica

A tarifa de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º) em todo Brasil. Por conta do baixo nível das principais hidrelétricas do país a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decretou bandeira vermelha 2  para as tarifas do mês de junho. 

Gripe aviária 

A China confirmou o primeiro caso de gripe aviária H-10-N-3 em humano. O paciente é um homem de 41 anos e está estável. A Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) informou que ele foi diagnosticado com o vírus em 28 de maio, mas não deu detalhes sobre como foi infectado. O acompanhamento médico não identificou nenhum outro caso entre os contatos próximos. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN