Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa Civil emite alertas de alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina

    Estado deve registar períodos intensos de chuvas entre a noite deste sábado (13) e a madrugada de domingo (14)

    Litoral de Santa Catarina deve ser a área mais afetada pelas chuvas
    Litoral de Santa Catarina deve ser a área mais afetada pelas chuvas Getty Images

    Victor Locatelida CNN*

    Em São Paulo

    A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas de alagamentos e deslizamentos em alguns pontos do estado para este fim de semana. A precipitação ganhou força no litoral catarinense, em especial na região sul, onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100 mm na madrugada de sexta-feira (12).

    As chuvas na região persistem neste sábado (13) e domingo (14), podendo atingir áreas próximas do litoral do estado, como o médio e baixo Vale do Itajaí. A noite deste sábado e a madrugada de domingo devem ser marcadas por períodos intensos de chuvas.

    Segundo a Defesa Civil, são esperados volumes acumulados de 150 a 200 mm no litoral e áreas próximas, com pontuais em torno de 250 mm até este domingo. Nas regiões dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, estima-se que os volumes fiquem entre 50 e 75 mm.

    Com esses volumes, há risco de alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí, e dos litorais Norte e Sul. Essas áreas apresentam risco de enxurradas.

    Em relação aos deslizamentos, o risco é muito alto na região de serra do litoral sul e Grande Florianópolis a partir da tarde deste sábado e no domingo por conta do acúmulo de chuva previsto desde quinta-feira (11). Apesar disso, todas partes do litoral podem sofrer movimentações de terra.

    O Planalto Sul, Norte e o Alto Vale do Itajaí contam com risco moderado de deslizamento. O tempo na região deve permanecer chuvoso até a próxima terça-feira (16).

    * Sob supervisão