Desigualdade de renda, Bienal do Livro e mais de 3 de dezembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Danúbia Braga, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Desigualdade de renda entre população branca e preta e Bienal do Livro no Rio de Janeiro são destaques da tarde de 3 de dezembro.

Variante Ômicron

A OMS voltou a falar sobre a nova variante do coronavírus nesta sexta-feira (3). Segundo a organização, a Ômicron é muito transmissível, mas as pessoas não devem entrar em pânico.

Desigualdade de renda

Em 2020 a população branca teve rendimento familiar 73% maior que o das pessoas declaradas pretas ou pardas no Brasil. Os dados são da pesquisa de síntese de indicadores sociais feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa também revela que a população ocupada branca teve um rendimento médio mensal de R$ 3.000, enquanto pessoas pretas e pardas recebiam em média R$ 1.300 por mês.

Bienal do Livro

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, maior evento cultural do país, começa nesta sexta. Cerca de 400.000 pessoas devem passar pelo festival, que vai até o dia 12 de dezembro.

Queda na produção industrial

A produção industrial no Brasil caiu 0,6% em outubro. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE. A expectativa do mercado era um crescimento de 0,6%, o oposto do que ocorreu.

No ano, o setor acumula alta de 5,7%.

Queda na Bolsa

A bolsa de valores brasileira teve o segundo pior desempenho entre 79 países este ano,  segundo um levantamento da consultoria Austin Rating. O Ibovespa recuou 14,41% considerando a variação entre dezembro de 2020 e novembro de 2021.

O país só está atrás da Venezuela, que caiu 99,52%.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN