Educação inclusiva beneficia aprendizado de todos os alunos, diz especialista

À CNN Rádio, Luiza Corrêa, do Instituto Rodrigo Mendes, também avalia que é necessário investimento para formação de professor

Especialista defende que escola, famílias e alunos tenham relacionamento próximo com estudantes com deficiência
Especialista defende que escola, famílias e alunos tenham relacionamento próximo com estudantes com deficiência Foto: Reprodução/CNN

Amanda Garcia com produção de Marcia Barros, Letícia Brito e Letícia Vidica.

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN Rádio, no quadro CNN No Plural, Luiza Corrêa, coordenadora de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes, avaliou que a educação inclusiva é importante não só para alunos com deficiência.

Segundo ela, “é muito importante que escolas tenham relacionamento próximo com o estudante com deficiência e suas famílias, que os escutem, tem uma questão também que é o professor trabalhar em colaboração com atendimento educacional especializado para ambos juntos prepararem materiais acessíveis e adequados.

”A especialista analisa que deslocar um professor para fora de sua zona de conforto traz benefícios para todos: “Todo mundo se mobiliza para criar maneiras inovadoras de ensinar.

”Os avanços, no entanto, dependem logicamente de financiamento público. “A gente precisa de recursos públicos federais aplicados à modalidade, mas voltados para as escolas públicas comuns, para investir em formação dos professores, reformas, acessibilidade, para melhoria da recepção dos estudantes com deficiência.”

Luiza chamou a atenção para o que chamou de “barreira atitudinal”, quando a atitude ainda tem preconceito sobre a capacidade de pessoas com deficiência. “Quando se olha direito, os alunos têm mais coisas em comum do que diferenças. São crianças que precisam conviver umas com as outras, para viver no futuro em sociedade”, explicou. “Não podemos determinar o ponto da chegada antes da partida, todo mundo é capaz de aprender”, completou.

Mais Recentes da CNN