Enem: portões são fechados e provas começam em meio a polêmicas e pandemia

Os portões dos locais de prova do Enem 2020 se fecharam às 13h (horário de Brasília)

Imagens dos locais de provas do Enem no bairro da Boa Vista, centro do Recife (17.jan.2021)
Imagens dos locais de provas do Enem no bairro da Boa Vista, centro do Recife (17.jan.2021) Foto: VEETMANO PREM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Luana Franzão*,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Os portões do Enem se fecharam pontualmente às 13h. A prova deste domingo (17) compreende as áreas das Ciências Humanas e da Linguagem, incluindo perguntas de matérias como História, Geografia e Língua Portuguesa, portanto, a famosa redação.

Polêmicas

O Enem 2020, sendo realizado em 2021, povoou os noticiários.

Primeiramente com os pedidos de adiamento no primeiro semestre de 2020, em razão da pandemia – solicitação atendida, que adiou o exame para janeiro de 2021.

Apesar do adiamento, não foi como os participantes solicitaram: a resposta de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC) indicava a preferência pela realização das provas em maio de 2021.

Com a proximidade do exame e o agravamento da pandemia no Brasil e no mundo, novos pedidos de adiamento começaram a surgir em janeiro de 2021.

O Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, afirmou que o adiamento das provas estava fora de cogitação.

O aumento de casos em Manaus e o colapso do sistema de saúde no estado do Amazonas fizeram com que o governo local bloqueasse a aplicação do Exame em todo o estado, enfrentando risco de cancelamento da prova. 

Informações sobre o exame

A prova continua no próximo domingo (24) com as questões da área da Matemática e das Ciências da Natureza, que compreendem matérias como Biologia, Física e Química.

Os resultados oficiais serão divulgados em 29 de março, e os sistemas de seleção a partir da nota do Enem — SISU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e ProUni (Programa Universidade para Todos) — devem ser acionados em abril.

 

Mais Recentes da CNN