Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda o que é a Floresta Amazônica e por quais países se estende além do Brasil

    Bioma tem cerca de 6,74 milhões de km², dos quais, 4,2 milhões de km² estão em território brasileiro, ao longo de nove estados

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, que ao longo da bacia hidrográfica do rio Amazonas, se estende por oito países, por cerca de 6,74 milhões de km²: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname. Também passa por parte do território da Guiana Francesa.

    As nações também fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

    VÍDEO – Fundo Amazônia já beneficiou mais de 300 projetos

    Aproximadamente 4,2 milhões de km² do bioma estão espalhados pelo Brasil, em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, correspondendo a 49,3% do território nacional.

    Cerca de 22 milhões de pessoas vivem na região, a maioria em áreas urbanas, mas outras estão espalhadas por comunidades locais, incluindo povos indígenas e quilombolas.

    De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Amazônia abriga 73% das espécies de mamíferos e 80% das aves, de um total de mais de 120 mil espécies de animais existentes no Brasil. Entre eles estão o galo-da-serra, o macaco-aranha, a ariranha e o jacaré-açu.

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avaliou 5.070 espécies até 2018, e destas, 180 encontram-se em alguma categoria de ameaça de extinção da natureza.

    O bioma comporta 13.056 espécies das 49.987 reconhecidas para a flora brasileira, entre nativas, cultivadas e naturalizadas. São reconhecidos o estado de conservação de 1.610, com 13,4% passando por algum tipo de ameaça de extinção.

    VÍDEO – PF mira suspeito de ser maior devastador da Amazônia

    A maior parte do território amazônico é composto por florestas densas e abertas, mas abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras, segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).

    Também é composto por vastos estoques de madeira comercial e de carbono, com variedade de produtos florestais não madeireiros, que permite a manutenção de diversas comunidades locais.

    A bacia hidrográfica amazônica é a maior do mundo, com cerca de 6 milhões de km², com 1.110 afluentes, concentrando 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

    Desde 1970 a bacia amazônica perdeu mais de 20% de sua floresta original. As atividades, como o desmatamento, e as mudanças climáticas são responsáveis pela degradação do ecossistema.

    Veja também: Startup brasileira ajuda a reflorestar a Amazônia