Entrega da proposta de reforma administrativa e mais da tarde de 3 de setembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN

Ouvir notícia

A entrega da proposta de reforma administrativa pelo governo ao Congresso, os dados da produção industrial e a repercussão da demissão coletiva da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 3 de setembro de 2020.

Reforma administrativa

O governo federal enviou a proposta de reforma administrativa ao Congresso Nacional. O texto prevê mudanças nas regras para funcionários da administração pública, inclusive a demissão de servidor por desempenho insuficiente. Segundo o governo, a proposta não mexe com estabilidade e salários dos atuais servidores, mas propõe a eliminação de benefícios como licença-prêmio, adicional por tempo de serviço, aumentos retroativos, férias superiores a 30 dias por ano e aposentadoria compulsória como punição.

Produção industrial

A produção industrial brasileira registrou alta de 8% em julho, na comparação com junho, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira vez que a indústria demonstrou alta de 25 dos 26 setores. A principal influência no resultado para o mês foi o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que cresceu 43,9%.

Lava Jato

O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse à CNN que o episódio envolvendo a demissão coletiva da Lava Jato de São Paulo é uma questão interna da Procuradoria de São Paulo. Sete integrantes da Lava Jato paulista pediram demissão na noite dessa quarta-feira (2). Em documento encaminhado ao procurador-geral, eles alegam “incompatibilidades insolúveis” com a atuação a procuradora chefe da força-tarefa em SP.

Nota de R$ 200 

Nova cédula de R$ 200 chega às agências bancárias em dez capitais. A distribuição é realizada pelo Banco do Brasil e a previsão é de que todos os terminais do banco recebam as notas até o próximo dia 15. A nova cédula já foi enviada para Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Já conseguiu uma? Veja como identificar se a nota é verdadeira.

Embraer 

A Embraer demitiu cerca de 900 empregados. A decisão é uma reação aos impactos causados pela Covid-19 na economia global e também pelo cancelamento da parceria com a norte-americana Boeing. A demissão vai representar redução de cerca de 4,5% do efetivo da fabricante de aviões.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

Mais Recentes da CNN