Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Exploração tem que ser feita com toda segurança”, diz ministro à CNN sobre petróleo na Amazônia

    Mauro Vieira, das relações exteriores, falou em entrevista à CNN sobre as expectativas do governo a respeito da Cúpula da Amazônia, que reunirá os países da região nesta semana em Belém

    Pedro Teixeirada CNN*

    Brasília

    Em entrevista à CNN na véspera da Cúpula da Amazônia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o evento que reunirá no Brasil os líderes dos países amazônicos deve fortalecer essas economias no cenário internacional, e disse que a pauta ambiental está entre as grandes prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    “Nos mandatos do presidente Lula, o governo e o Brasil nunca estiveram afastados das pautas ambientais. Elas sempre foram um elemento fortíssimo. Neste terceiro mandato, ela é elemento central, pilar das políticas de governo e da política exterior”, disse.

    Perguntado sobre a polêmica em torno do plano do governo brasileiro de permitir a exploração de petróleo na costa equatorial do país, na foz do Amazonas, Vieira disse que este deve também ser um dos temas a ser definido pela cúpula.

    “Se fala também nos documentos todos e vai ser discutido que todo o tipo de exploração mineral tem que respeitar as leis vigentes nos países, como as reservas indígenas, e deve ser ser feita com toda margem possível de segurança, dentro das normas internacionais dessa atividade econômica”, disse.

    A Cúpula da Amazônia acontece a partir desta semana em Belém reunindo os oito países que são ocupados pelo bioma para discutirem políticas conjuntas de proteção, combate ao desmatamento e desenvolvimento econômico da região.

    “A cúpula será refletida num documento, o Comunicado de Belém, que vai ter propostas concretas de saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia e cooperação dos agentes políticos para combater crimes transnacionais”, disse o ministro.

    “Há uma amplíssima gama de projetos discutidos e será preparada uma agenda para que a OTCA [Organização do Tratado de Cooperação Amazônica] saia fortalecida dessa reunião e possa implementar esses temas.”

    Veja os principais trechos da entrevista no vídeo acima.

    Veja imagens da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo:

    *Publicado por Juliana Elias, da CNN