Fake news fazem indígenas recusarem vacina e mais de 19 de fevereiro
5 Fatos Tarde, apresentado por Evandro Cini, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A recusa de indígenas de diversas etnias em tomar a vacina contra Covid-19, as variantes do novo coronavírus no Rio de Janeiro e o aumento no preço dos combustíveis nas refinarias estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021.
Coronavac
O Ministério da Saúde oficializou o interesse em comprar mais 30 milhões de doses da Coronavac. O ofício foi enviado pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco. Além de solicitar o fornecimento das doses, o ministério também negociou a entrega entre outubro e dezembro deste ano. Os imunizantes se somam aos 100 milhões de doses já contratados.
Indígenas recusam vacina
Por causa de fake news, indígenas de diversas etnias têm se recusado a tomar a vacina contra a Covid-19. A apuração é do produtor especial da CNN José Brito. Na Aldeia Daje Kapap, por medo, todos recusaram doses de imunizantes. As informações falsas surgem via rádio e falam em morte 15 dias após a vacinação, além de outras mentiras. Em nota, o Ministério da Saúde disse que equipes têm trabalhado constantemente na conscientização sobre a imunização contra a Covid-19.
Variantes no RJ
A presença de variantes da Covid-19 no Rio de Janeiro foi confirmada hoje pelas secretarias estadual e municipal de Saúde. O relatório aponta que quatro pessoas foram contaminadas pela cepa descoberta em Manaus e uma, pela variante do Reino Unido. Os testes mostraram que a maioria dos pacientes foi contaminada dentro do próprio estado.
Vacina da Pfizer
Um estudo feito em Israel indicou que apenas uma dose da vacina da Pfizer/BioNtech pode ser suficiente para reduzir a circulação da doença significativamente. De duas a quatro semanas depois da primeira dose, o imunizante teve 85% de eficácia em casos de pessoas com sintomas. Já para os assintomáticos, a eficácia passou para 75%. A pesquisa foi feita com mais de 7 mil profissionais de saúde vacinados em um hospital do país.
Combustíveis mais caros
A partir de hoje, os combustíveis estão mais caros nas refinarias. A Petrobras anunciou aumento de mais de 10% para a gasolina e de 15% para o diesel. Em comunicado à imprensa, a companhia explica que os reajustes fazem parte do alinhamento de preços com o mercado internacional e com a oscilação do dólar.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br