Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Festival Pianissimo no Teatro Copacabana Palace traz glamour ao Rio de Janeiro

    Série com alguns dos mais talentosos e promissores pianistas do mundo acontece em quatro noites memoráveis

    Rodrigo Monteiroda CNN

    Rio de Janeiro

    O Festival Pianissimo chega pela primeira vez ao Brasil com grandes concertos. A série com alguns dos mais talentosos e promissores pianistas do mundo, acontece em quatro noites memoráveis e cheias de glamour no Teatro Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

    Durante as apresentações, os músicos internacionais tocam em um piano de concerto que é referência em termos sonoros e acústicos.

    A abertura do festival, ocorrida na quinta-feira (25), foi realizada pelo pianista croata, Jan Nikovich, vencedor de vários prêmios e concursos internacionais.

    O músico já se apresentou em toda Europa tanto em recitais quanto em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmônica Real de Liverpool. Tem no seu repertório obras de Franz Lizst, Johannes Brahms e Frédéric Chopin. Recentemente, conquistou prêmios nas competições de piano Radovljica e James Monttram, em Manchester. Além disso, já dividiu palco com Lang Lang em Barcelona e na Allianz Arena, em Munique, diante de um público de 70 mil pessoas.

    Toda vez que eu toco em algum lugar é uma honra e eu estou muito feliz de compartilhar isso com o público e especialmente em um novo lugar que eu nunca estive, em um novo país que eu nunca estive antes. Eu sempre fui um fã do Brasil, então estou animado de estar aqui. É meio que insano… eu estou apenas tentando manter o foco no piano (nos treinos tocando), mas é um pouco difícil estando nesse lugar incrível aqui

    Jan Nikovich, pianista
    Jan Nikovich, vencedor de vários prêmios e concursos internacionais / Rodrigo Monteiro/CNN

    Ao redor do mundo, os concertos do Pianissimo são realizados em grandes locais. Nos anos anteriores, os espectadores desfrutaram das obras primas de Beethoven e Rachmaninov no Salão de Claraboias Italiano no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia, além de um salão de baile centenário no coração dos Alpes Suíços.

    Na noite de estreia do evento aqui no Brasil, vários convidados especiais foram até o Copacabana Palace prestigiar a abertura do festival. Entre eles, as amigas Decca e Thaïs, que se encantaram com o espetáculo.

    Olha, inacreditável! Um garoto que toca com a emoção do rosto, sentimento do coração e tudo chega nas mãos. É incrível como a pessoa toca com o corpo todo e expressa da maneira que ele se expressou

    Thaïs, produtora de eventos
    Thaïs, produtora de eventos / Rodrigo Monteiro/CNN

     

    Eu acho que as pessoas devem vir porque é raro a gente ter apresentações como essa por aqui. E eu tenho certeza que temos apreciadores e público para poder assistir e se emocionar como eu me emocionei hoje

    Decca, assessora de comunicação
    Decca, assessora de comunicação / Rodrigo Monteiro/CNN

    Alexey Gorodnev é o fundador do Pianissimo Piano Festival. Ele conta que o projeto surgiu há sete anos na Rússia e a ideia de trazê-lo para o Brasil, foi também para compartilhar com um novo público, artes talentosas.

    Pra gente, a ideia do Pianissimo é compartilhar para um novo público, as artes talentosas. Isso é o que nós tentamos fazer, meio que mapear para todos os artistas e o Brasil. Na América do Sul é bem legal, uma oportunidade para a gente, é um novo público, e nós acreditamos que a audiência irá amar, com certeza amar a música clássica

    Alexey Gorodnev, fundador do Pianissimo Piano Festival
    Alexey Gorodnev é o fundador do Pianissimo Piano Festival / Rodrigo Monteiro/CNN

    O projeto também tem apoio da Casa de Cultura GES-2, uma das maiores e mais modernas instituições culturais da Rússia, com sede em Moscou, e para a chefe de relações institucionais, Anastasia Gvozdeva, esse é o primeiro passo para que novos projetos sejam realizados no Brasil.

    Próximas Apresentações

    Festival Pianissimo no Teatro Copacabana Palace traz glamour ao Rio de Janeiro / Divulgação

    As apresentações do Festival Pianissimo acontecem até o dia 3 de maio. Os outros grandes pianistas internacionais que se apresentam são: o turco Can Saraç; Massimiliano Grotto, que é italiano e Dmitry Shishkin, russo e a grande estrela do festival que já se apresentou no Brasil em grande estilo

    Serviço

    • Série Pianissimo no Rio de Janeiro
    • Onde: Copacabana Palace, Avenida Atlântica 1702, Copacabana, Rio de Janeiro
    • Data: 25 e 26 de abril e 2 e 3 de maio, sempre às 20h.
    • Duração: 1:15h, sem interrupções.
    • Ingressos:
      pianissimolive.com
      ges-2.org
      bileto.sympla.com.br