Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria deve diminuir calor em SP e no Rio nos próximos dias

    Enquanto o estado carioca pode ter chuva durante a semana, os paulistas se preparam para uma gangorra de temperaturas

    Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo
    Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo Lucas Ninno/Getty Images

    Luan Leãoda CNN*

    São Paulo

    Depois de enfrentar forte calor por mais de duas semanas, o sudeste do Brasil deve ter uma diminuição das temperaturas nos próximos dias.

    Com o avanço da frente fria que fez retornar as chuvas para o Rio Grande do Sul, a previsão é de enfraquecimento do bloqueio atmosférico que causou a onda de calor na região central do país desde o final de abril.

    Em São Paulo, na segunda-feira (13), todo o estado fica em condição pré-frontal — com conjunto de situações que antecedem a chegada da frente fria.

    Segundo a Climatempo, há previsão do aumento das condições para de ventos, com rajadas entre 51km/h e 70km/h na Grande São Paulo, regiões de Sorocaba, Itapetininga, Limeira, e em todo o oeste e litoral do estado. Nas outras regiões, os ventos podem chegar a 50km/h.

    Também há previsão de um aumento nas possibilidades de chuva no litoral e na capital paulista. Isso acontece porque a frente fria avança sobre o mar e a umidade que vem do mar aumenta as condições de chuva.

    No litoral, os acumulados podem chegar a 40mm, enquanto na grande São Paulo, variam de 5mm a 10mm.

    Apesar da chance de chuva em parte do estado, o oeste paulista deve ter tempo abafado. Em São Carlos, Campinas, Bauru e Pirassununga, as temperaturas ficam em torno de 29ºC e 31ºC.

    No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar aos 38ºC nesta segunda-feira (13), mas tendem a diminuir a partir de terça-feira (14), com a chegada da frente fria.

    Também há expectativa de aumento nas condições de chuva, com pancadas de moderada a forte de maneira irregular. Não há previsão de temporais.

    Assim como em São Paulo, os cariocas devem encarar ventos entre 51km/h e 70km/h neste começo de semana.

    Sobe e desce de temperaturas

    A Climatempo alerta para uma gangorra de temperaturas tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. Entre terça-feira (13) e quarta-feira (14), o tempo pode ficar mais encoberto nos dois estados.

    Já na quinta-feira (15) e sexta-feira (16), o calor retorna. Em São Paulo, a previsão é de que as temperaturas caiam, de novo, no próximo final de semana.