Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governador do MS detalha à CNN ações contra incêndios no Pantanal

    Eduardo Riedel afirma que estado está com 350 mil hectares queimados e trabalha para não chegar aos 3,5 milhões de hectares de 2020

    Da CNN

    Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (17), o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB-MS), detalhou as ações em curso para combater os incêndios no Pantanal, bioma atingido por um alto nível de seca no estado.

    Segundo Riedel, o governo estadual vinha se preparando desde janeiro para a temporada de incêndios florestais deste ano, prevendo as condições climáticas adversas. “Todos os indicadores climáticos e de nível de água, não só no Pantanal, mas no Mato Grosso do Sul por inteiro, vinham prevendo e está acontecendo aquilo que nós prevemos por conta do alto nível de seca que a gente tem enfrentado”, afirmou.

    Esforços conjuntos

    O governador ressaltou que o combate aos incêndios demanda esforços conjuntos de diversos atores, não apenas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “É uma missão de todos, achar que o corpo de bombeiro sozinho, que a Defesa Civil vai conseguir [apagar os incêndios], a gente vê isso de tempos em tempos na Califórnia, em Portugal, na Austrália, são situações climáticas extremas que levam a isso”, disse.

    Riedel destacou a colaboração do setor privado, com produtores rurais com maquinário e equipamentos, de comunidades ribeirinhas e ONGs que atuam na região. Além disso, o governo federal está mobilizado para auxiliar no combate aos incêndios, com apoio da Marinha e do Exército Brasileiro.

    Situação atual e comparativo com 2020

    Atualmente, o Pantanal tem cerca de 350 mil hectares queimados, mas o governador destacou que, em 2020, ano com condições climáticas semelhantes, 3,5 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas até o final da temporada. “Vamos trabalhar muito com todas as nossas forças para não deixar chegar nesses índices que foram tão agressivos para o bioma como naquela época”, afirmou Riedel.

    O governador ainda mencionou que as origens dos focos de incêndio são diversas, desde acidentes até ações criminosas, mas ressaltou que a principal causa é a condição climática de seca extrema no estado.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

    (Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)