Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio no Parque do Itatiaia começou onde Exército fazia treinamento

    Fogo ainda não está controlado; perícia ainda esclarecerá causas do incêndio, que começou na sexta-feira (14), dia em que unidade completou 87 anos

    Jussara Soaresda CNN Brasília

    O incêndio que atinge o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no sul do estado do Rio de Janeiro, desde sexta-feira (14) começou em uma área onde cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) faziam treinamento de montanhismo. Uma perícia, após a conclusão dos trabalhos, ainda esclarecerá as causas do incidente que já atingiu aproximadamente 200 hectares da unidade de conservação.

    Nesta segunda-feira (17), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) informou que o cenário melhorou desde o início do incêndio, mas o fogo ainda não está sob controle.

    Hoje, 130 agentes atuam no combate ao fogo, incluindo brigadistas, bombeiros e militares. A operação ainda conta com quatro helicópteros — três do Corpo de Bombeiros e um do Exército. Os trabalhos ocorrem ainda durante a madrugada.

    Em nota, a Aman esclareceu que, após o término de exercício realizado no Parque Nacional de Itatiaia, militares identificaram um foco de incêndio no local e deram início ao combate ao fogo. No comunicado, o Exército afirma que “devido aos fortes ventos e à vegetação seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção”.

    “As viaturas que participavam do exercício foram retiradas do local, por questão de segurança e ato contínuo, os instrutores da Aman informaram à direção do PNI o início do evento. Desde então, foi mobilizado apoio ininterrupto ao Parque, com pessoal especializado, aeronaves da Aviação do Exército e suporte logístico, que permanecerão até o término dos trabalhos”, informou a Aman.

    O fogo começou em uma área chamada Morro do Couto e próximo à portaria da parte alta do parque. Trata-se de uma região de campos de altitude, acima de 2.500 metros de altitude e com uma vegetação bastante seca por falta de chuva.

    A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia registra as menores temperaturas do país. Nesta segunda-feira, a região amanheceu com -6,9 °C, trazendo um desafio a mais para as equipes de combate, informou a direção do parque.

    O primeiro parque nacional do Brasil abriga na parte alta o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com 2.790,94 metros, segundo o IBGE. Localizado na divisa entre Rio e Minas, o ponto culminante no estado fluminense, e o terceiro no território mineiro.

    O incêndio se iniciou no dia em que o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil, completou 87 anos. A unidade abriga uma parte importante da Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira do sul fluminense e sul de Minas, recebendo cerca de 150 mil visitantes por ano.

    Grandes incêndios no Parque Nacional do Itatiaia

    • 1963: 4 mil hectares, 35 dias de fogo, maior incêndio da história
    • 1988: 3.100 hectares (servidor desaparecido)
    • 2001: mais de 1mil hectares, provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira
    • 2007: mais de 1 mil hectares
    • 2010: 1.200 hectares
    Tópicos

    Tópicos