Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guaíba deve atingir cota de alerta nesta quarta-feira (19) em Porto Alegre

    Chuvas intensas no fim de semana foram maiores do que o previsto inicialmente

    Imagens do Guaíba, em Porto Alegre
    Imagens do Guaíba, em Porto Alegre Reprodução/Itatiaia

    Thomaz Coelhoda CNN* São Paulo - SP

    A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta nesta segunda-feira (17) baseado em informações do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Sala de Situação SEMA/RS.

    A preocupação é com possíveis inundações nas regiões das Ilhas e Extremo Sul, devido à elevação do nível do lago Guaíba nas últimas 24 horas.

    As previsões atualizadas do instituto indicam que o nível do Guaíba pode superar a cota de alerta nos próximos dias no pior cenário. De acordo com o gráfico, a previsão é de que quarta-feira (19) o lago alcance esse nível.

    Veja o gráfico

    Previsões atualizadas do nível do lago Guaíba / Divulgação / IPH | UFRGS

    Segundo os especialistas, as chuvas intensas no fim de semana foram maiores do que o previsto inicialmente pelos modelos meteorológicos. 

    Isso resultou em um aumento significativo nos volumes dos rios afluentes e nos níveis do Guaíba. 

    Os efeitos dos ventos também podem causar oscilações adicionais no nível da água. 

    O pico mais alto registrado recentemente foi de 5,35 metros em 5 de maio, com um segundo pico de 5,20 metros em 14 de maio.  

    Desde então, o nível diminuiu gradualmente, atingindo 2,48 metros em 14 de junho. Nas últimas 24 horas, o nível subiu novamente em 20 centímetros. 

    A Defesa Civil recomenda que a população das áreas afetadas se mantenha informada sobre as atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança.

    Sob supervisão de André Rigue