Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Imagens mostram a cidade de Petrópolis antes e depois das chuvas

    Pontos comerciais, turísticos e residenciais foram tomados pela lama e tiveram as paisagens destruídas

    Vinícius Tadeuda CNN

    As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro a partir da tarde de terça-feira (15) causaram destruição em diversos pontos da cidade. Pontos turísticos, residenciais e lugares conhecidos pelos moradores foram tomados pela lama decorrente dos deslizamentos.

    O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), meteorologista Marcelo Seluchi afirmou à CNN que a tempestade no município foi a maior já registrada na história de Petrópolis. Em apenas seis horas, foram registrados 260mm de chuva. Isso era o esperado para o mês inteiro para a cidade.

    Os danos foram maiores porque as chuvas foram muito concentradas no centro da cidade. Ainda assim, o Cemaden emitiu um alerta para risco “muito alto” de ocorrência de deslizamentos. O órgão destacou que há a previsão de altos acumulados para a região, já que “estas chuvas tendem a se manter ao menos pelos próximos sete dias”.

    A Rua Teresa, um principal ponto comercial de Petrópolis, foi um dos locais afetados. A paisagem, antes repleta de lojas, agora se encontra cercada de lama, fazendo com que não seja mais possível sequer enxergar o asfalto da região. Apesar de não ser atingida por deslizamentos, a água acumulada causa prejuízo aos comerciantes.

    Outro ponto conhecido dos moradores é a praça Pasteur, no bairro de Castelânea. Por concentrar uma grande área verde com grama e terra, a região sofreu com a destruição dos brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e locais de repouso que estavam instalados na praça.

    Uma montanha, localizada ao fundo da praça, contribuiu para que a lama deslizasse até o local, que ficou tomado pelo lixo, lama e acúmulo de resíduos.

    Uma área residencial da Rua Teresa também foi fortemente afetada pelas chuvas. A região agora possui altos níveis de água acumulada, que encobrem os pneus dos veículos que conseguiram continuar estacionados. No local, agora há máquinas trabalhando.

    Confira as imagens do antes e depois no vídeo acima

    Veja outras imagens do impacto das chuvas em Petrópolis