Interpretação de texto: um dos maiores problemas de estudantes brasileiros
Dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que os estudantes brasileiros seguem no nível básico de leitura
A prova do Enem cobra muita leitura, interpretação e compreensão de textos em todas as áreas. Os enunciados das questões são elaborados para desafiar e testar o nível de entendimento dos estudantes. Se o candidato não entender bem a pergunta, jamais saberá a resposta correta.
Vale lembrar que os dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que os estudantes brasileiros seguem no nível básico de leitura.
Os resultados revelam que o Brasil está abaixo da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em leitura. Enquanto a média brasileira é de 413 pontos, a da OCDE é de 487.
No caso do Enem, é preciso estudar com empenho e ficar atento à interpretação dos conteúdos em todas as questões. Essa habilidade vai fazer uma grande diferença positiva na nota final.
Camila Moura, professora de Língua Portuguesa no ensino médio do Colégio Magister e do Poliedro, compartilhou algumas dicas para melhorar ainda mais a preparação dos estudantes.
Assista e leia também
Nota alta no Enem: entenda a metodologia de avaliação exame
Interpretação, leitura e literatura: pontos-chave para a prova do ENEM
Escrevendo, falando e ouvindo: por que tanto gerúndio?
Enem 2021: veja como será a estrutura da prova e divisão das questões
O hábito da leitura
A prova do Enem e dos principais vestibulares do país é uma verdadeira maratona de leitura. O estudante vai ler diversos conteúdos durante três, quatro ou cinco horas.
Por essa razão, ter o hábito de ler textos mais longos e complexos é fundamental para evitar o cansaço. Portanto, a dica ao estudante é simples: leia um pouco todos os dias.
É importante, também, diversificar os conteúdos por meio de matérias e artigos de jornais, além de livros sobre os mais diversos assuntos. Você não só vai adquirir um ótimo hábito, como vai aumentar seu repertório e conhecimento.
Interpretação de memes
Nos últimos anos, o Enem trouxe diversos tipos e gêneros textuais: poemas, notícias, charges, propagandas, histórias em quadrinhos e memes.
Conteúdos do cotidiano costumam cair bastante na prova. Portanto, a dica da professora Camila Moura é:
“não deixe aquele meme cheio de referências culturais e sociais passar batido. Dedique um texto a interpretá-lo mais profundamente, observando as linguagens verbal e não verbal e a ambiguidade, por exemplo.”
Destaque as ideias mais importantes
Após a leitura, o estudante deve identificar as ideias principais do texto. Em seguida, destacar as palavras mais importantes.
Com essas ações, o significado do texto ficará bem claro e a chance de o estudante não se perder no trabalho de interpretação e compreensão é maior.
Na leitura das questões, sublinhe os “verbos de comando”, como “exemplifique, identifique, compare, relacione” para saber o que está sendo pedido.
Atenção aos detalhes do texto
Título, nomes dos autores, ano de publicação, veículo em que foi publicado, “verbos de comando”, imagens e palavras-chave.
Neste sentido, a professora Camila é direta: “o humor das tirinhas está na quebra de expectativas do leitor”. Se for o caso, leia mais de uma vez a questão para identificar cada detalhe.
Textos formais e informais
Os diferentes usos da linguagem são muito explorados na prova do Enem. É o caso de lembrarmos, por exemplo, de uma mensagem enviada por Whatsapp para um amigo.
Neste caso, são utilizadas palavras, expressões e estruturas bem diferentes de um e-mail formal, enviado para o diretor-geral de uma empresa.
Saber diferenciar a formalidade da informalidade da linguagem dos textos é fundamental na prova do Enem.
Interpretação de textos requer leitura atenta, estudo, calma, concentração e repertório. Adquirir o hábito de ler e de fazer interpretações adequadas vai te preparar para o Enem, mas, acima de tudo, para a vida pessoal e profissional.