Meteorologista alerta para chuvas em quase todo o Brasil nesta semana

Carine Gama, da ClimaTempo, disse que a região da Zona da Mata e o Sul de Minas Gerais devem registrar forte precipitação durante 15 dias

Ludmila CandalTiago Tortellada CNN

Ouvir notícia

A meteorologista da ClimaTempo Carine Gama afirmou em entrevista à CNN que há alerta de chuvas para quase todo o Brasil no decorrer da primeira semana de 2022, em especial para a região Sudeste.

Gama explicou que durante a virada do ano houve forte precipitação no litoral de São Paulo, partes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Teresina, que registrou 200mm de chuva entre o dia 31 de dezembro de 2021 e esta segunda-feira (3).

Conforme explicou, o alerta desta semana indica que Pará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais estão na rota de temporais mais extensos.

Uma zona de convergência intertropical deve atingir o norte do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará durante esta semana.

Na Bahia, a maior atenção ficará para o Oeste do estado, e não para o Sul, que vem sendo castigado por fortes temporais.

A partir de quinta-feira (6) uma frente fria e nova zona de convergência no Atlântico Sul traz atenção para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com acumulados elevados de chuva.

Gama também disse que os próximos 15 dias serão de forte chuva na Zona da Mata e na região Sul do estado de Minas Gerais, mas não tão forte quanto registrado no estado baiano.

De acordo com a meteorologista, o principal problema é que essa nova precipitação encontra uma terra já encharcada pelas chuvas anteriores. Além disso, o relevo acidentado da Zona da Mata também é um fator de risco para deslizamentos.

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Mais Recentes da CNN