Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Metrô e CPTM começam a desativar bilheterias nesta sexta-feira (8) em São Paulo

    Expectativa do governo paulista é que todas as bilheterias físicas nas estações sejam fechadas até o final de 2021

    Quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas poderá utilizar normalmente nas catracas
    Quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas poderá utilizar normalmente nas catracas Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    João de Marida CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    O governo de São Paulo vai iniciar o encerramento gradual das bilheterias físicas nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a partir desta sexta-feira (8).

    Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), agora os bilhetes poderão ser comprados pelos canais digitais, nas máquinas de autoatendimento e em estabelecimentos ao redor das estações.

    A expectativa é que todas as bilheterias sejam desativadas até o final de 2021, e que, a partir do ano que vem, os usuários dos transportes utilizem o bilhete digital.

    Os cartões BOM e Bilhete Único continuam funcionando, e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas também poderá utilizar normalmente nas catracas.

    Nesta sexta-feira (8), o funcionamento das bilheterias será reduzido nas estações Belém, da Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, apenas ao horário de pico. O serviço vai funcionar das 6h às 10h, e das 16h às 20h.

    No próximo dia 15, as bilheterias dessas estações serão totalmente desativadas, segundo o governo paulista. O cronograma completo será divulgado nos próximos dias.

    A medida faz parte de um plano de substituição das bilheterias tradicionais por meios digitais. Segundo a secretária de transportes, ela será tomada para reduzir custos operacionais, podendo gerar uma economia de até R$ 100 milhões por ano.

    O governo paulista informou que os funcionários das bilheterias serão realocados para outras funções dentro das estações.

    Como comprar bilhetes do Metrô e CPTM?

    O bilhete unitário digital, que substituirá o físico, poderá ser comprado pelo aplicativo chamado TOP, que funciona com um “QR Code”. A passagem pode ser adquirida tanto em aplicativo de celular quanto impresso nas máquinas de autoatendimento nas estações do Metrô e da CPTM. A modalidade está disponível desde dezembro de 2020.

    Segundo o governo paulista, a Secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha no credenciamento de estabelecimentos fora das estações para a venda dos bilhetes. Hoje são cerca de 2 mil estabelecimentos em São Paulo e na Região Metropolitana, segundo a STM.

    Onde comprar os bilhetes:

    WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)

    Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX

    Aplicativo TOP (Android e IOS)

    Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)

    Máquinas de Autoatendimento (ATM)

    Forma de pagamento: Débito

    Estabelecimento Comerciais Parceiros

    Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)

    Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.

    Mais Recentes da CNN