Minas Gerais coloca mais 33 municípios em emergência; total é de 374

O estado de Minas Gerais concentra quase a metade dos municípios em emergência em todo o Brasil

Trecho da BR-040 afetado por transbordamento de dique na Mina de Pau Branco, na cidade de Nova Lima/MG.
Trecho da BR-040 afetado por transbordamento de dique na Mina de Pau Branco, na cidade de Nova Lima/MG. Reprodução

Danilo MoliternoRaphael Coraccinida CNN

Ouvir notícia

O governo de Minas Gerais colocou mais 33 municípios do estado em emergência nesta quinta-feira por causa dos temporais que estão afetado o estado e boa parte do Brasil. Já são 374 municípios mineiros em emergência devido às intensas chuvas, que se agravaram na região nas últimas semanas.

O estado de Minas Gerais concentra quase a metade dos municípios em emergência em todo o Brasil, com 693 afetados pelas chuvas, segundo levantamento da CNN, que apontou ainda mais de 125 mil desabrigados e desalojados e 59 mortos em todo o país.

Desde o início do período chuvoso, 25 pessoas morreram, 26.492 ficaram desalojadas e 4.047 desabrigadas, segundo dados atualizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Com o agravamento do cenário, o Governo de Minas criou um Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso, que conta com as Forças de Segurança e secretarias de Estado para dar apoio aos municípios atingidos.

O governo mineiro liberou mais de R$ 1,2 milhão para a aquisição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, colchões e kits dormitórios e tem pedido ajuda às pessoas e empresas para que ajudem com doações.

As informações para doações podem ser acessadas no site www.servas.org.br ou pelo telefone (31) 3349.2400. As doações em dinheiro podem ser feitas para o Serviço Social Autônomo do estado.

Mais Recentes da CNN