Ministro da Educação diz que cronograma do Enem está mantido mesmo com demissões

Segundo Milton Ribeiro, exame não será afetado pelos pedidos de demissão de servidores do Inep

Da CNN Brasil

Em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantido e não será afetado pelas dezenas de pedidos de demissão de servidores do Inep, órgão responsável pelo Enem.

O Enem está marcado para ocorrer entre os dias 21 e 28 de novembro. “As provas do exame já se encontram com a empresa aplicadora e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução”, afirmou o ministro em nota.

“Cabe esclarecer que os servidores colocaram à disposição os cargos em comissão ou funções comissionadas das quais são titulares, mas que continuam à disposição para exercer as atribuições dos cargos até o momento da publicação do ato no Diário Oficial da União”, acrescentou.

As demissões

Trinta e um coordenadores do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram demissão coletiva de seus cargos nesta segunda-feira (8) em resposta ao que classificam de “má gestão” do instituto, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela aplicação de todos os exames públicos de avaliação de ensino no Brasil.

A maior parte dos que se demitiram atuava na área de gestão e tecnologia do Inep, e cuidava diretamente do Enem. Com outras demissões anunciadas na semana passada, em poucos dias, o Inep registrou 33 baixas.

Em ofício encaminhado à diretoria do Inep, ao qual a CNN teve acesso, os servidores públicos afirmam que “considerando a situação sistêmica do órgão e a fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”, solicitam a dispensa do cargo em comissão ou função comissionada que estavam.

(Publicado por Wellington Ramalhoso, com informações de Basilia Rodrigues)

Mais Recentes da CNN