Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Municípios do RS permanecem sem energia, água e serviço telefônico após fortes chuvas

    Cerca de 100 mil pontos continuam sem energia elétrica, em balanço divulgado nesta sexta-feira (19) em Porto Alegre

    Árvore cai durante forte chuva em Porto Alegre
    Árvore cai durante forte chuva em Porto Alegre Divulgação/ Prefeitura de Porto Alegre

    Dayres Vitoriada CNN

    Milhares de moradores do Rio Grande do Sul permanecem nesta sexta-feira (19) sem água, energia elétrica ou sinal de telefonia. Após as fortes chuvas que atingiram o estado na última terça-feira (16), o fornecimento dos serviços essenciais foi seriamente afetado.

    Segundo dados reunidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, 97.364 pontos atendidos pela CEEE Equatorial, concessionária que atende grande parte de Porto Alegre, capital, continuam sem energia elétrica nesta sexta-feira (19).

    Já nas cidades do interior e parte da região metropolitana da capital, atendidas pelas concessionárias RGE Sul, são 144 mil pontos sem energia.

    Alguns municípios do estado também estão sem serviços de telefonia e internet, de forma parcial ou integralmente. De acordo com a operadora Vivo, 23 cidades estão sem acesso aos serviços oferecidos pela empresa. Já pela operadora Tim, 12 localidades que são atendidas pela empresa de telefonia permanecem sem o serviço.

    Os picos de desabastecimento nos serviços de água, energia, telefonia e internet oferecidos no estado ocorreram nesta última quarta-feira (17), um dia após o forte temporal que atingiu o estado.

    Na quarta-feira (17), 1,314 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica por algumas horas. Sem água, foram cerca de 781 mil residências. Já sobre os serviços de conexões telefônicas e internet, 128 municípios ficaram desconectados ainda na mesma data.

    De acordo com boletim divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul, as concessionárias e empresas de telefonia atuam na tentativa de restabelecer os serviços oferecidos o mais breve possível em toda a região afetada.

    Temporal de terça-feira

    Fortes chuvas atingiram grande parte do estado do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16). Uma pessoa morreu, no município de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, em decorrência das chuvas.

    Segundo a Defesa Civil do estado, 56 municípios foram afetados e 153 pessoas ficaram desalojadas.

    O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) atendeu mais de 1,1 mil ocorrências relacionadas ao temporal. Grande parte das ocorrências eram de desobstrução de vias e retirada de árvores caídas. Cerca de 50 pessoas também chegaram a ser salvas pela corporação.

    Nesta sexta-feira (19), O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência na cidade de Porto Alegre em decorrência dos estragos causados devido as chuvas de terça (16).