Obras da COP30: Belém ganha novo terminal hidroviário em Icoaraci
Obra é considerada um marco para o transporte fluvial em Belém e deve realizar cerca de 2 mil embarques e desembarques por dia, fortalecendo o turismo durante a Conferência

Belém inaugurou, nesta quarta-feira (8), o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, uma das obras do pacote de investimentos voltados à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro na capital paraense.
O espaço de 650 m² marca um avanço na infraestrutura turística da cidade e promete beneficiar cerca de 10 mil moradores de ilhas próximas, como o Arquipélago do Marajó, Cotijuba e turistas. A entrega ocorreu no mesmo dia em que Icoaraci, um dos oito distritos que constituem Belém, celebrou 156 anos.
Com investimento de R$ 7,9 milhões, a estrutura conta com guichês de passagens, banheiros, lojas e restaurantes, além de 350 m² de área operacional, com passarela coberta e flutuantes modernos para embarque e desembarque.
A expectativa é de que o terminal registre até 2 mil embarques e desembarques diários e tenha capacidade para ancorar 10 embarcações simultaneamente. De acordo com o governo do Pará, o novo espaço vai beneficiar mais de 10 mil moradores das ilhas próximas, como Cotijuba, uma das principais rotas turísticas da região.
A estrutura substitui o antigo trapiche improvisado e foi planejada para oferecer acessibilidade, conforto e segurança.