Novas regras de aposentadoria, missa de Ano-Novo, Brexit e mais de 1º de janeiro

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

A saída do Reino Unido da União Europeia, as novas regras para a aposentadoria no Brasil e a tradicional missa de Ano-Novo no Vaticano estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021. 

Novas regras de aposentadoria

Passam a valer hoje as novas regras para a aposentadoria. A partir desta sexta-feira, têm direito ao benefício integral as mulheres com 57 anos de idade e 30 de contribuição, e os homens com 62 anos de idade e 35 de contribuição.

Missa de Ano-Novo no Vaticano

O papa Francisco participou hoje da tradicional missa de Ano-Novo, no Vaticano. O pontífice leu uma mensagem na parte final da celebração e não conduziu o evento desde o início por estar sentindo dores na perna direita. Francisco disse que as pessoas precisam de uma vacina para o coração, que é o cuidado com o próximo.

Vacina de Oxford na Índia

A Índia aprovou hoje a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a universidade de Oxford. A informação foi confirmada por duas fontes à agência Reuters. A Organização Central de Controle de Medicamentos do país, no entanto, ainda não confirmou a aprovação.

Brexit

O Reino Unido está oficialmente fora da União Europeia. A partir de hoje, o Brexit foi concluído e passam a valer novas regras de circulação de pessoas e mercadorias entre o país e o bloco europeu. Apesar da separação, alguns produtos negociados entre as duas partes não terão tarifas aduaneiras.

Morte no ES

Foi confirmada hoje a morte de um homem atingido pela queda de uma caixa d’água em Cariacica, no Espírito Santo. Segundo a empresa responsável pela obra no local, Jucelino Rincon, um funcionário terceirizado, não resistiu aos ferimentos do acidente ocorrido na última quarta-feira.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN