Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo apagão atinge o Amapá

    O estado enfrenta falta de energia elétrica em várias regiões desde o dia 3 de novembro

    Da CNN

    Ouvir notícia

    Um novo apagão atinge regiões do Amapá, incluindo a capital do Macapá, na noite desta terça-feira (17),  segundo a Companhia de Eletricidade do estado.

    A empresa afirma que há uma instabilidade e que a energia caiu em vários bairros, retornou em alguns, e não foi restabelecida em outros.

    Pela noite, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nota informando que “o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas. O sistema está sendo restabelecido gradualmente”.

     

    Assista e leia também

    Relatório sobre apagão no Amapá será apresentado em até 10 dias, diz Aneel

    Guedes resiste a atender pedido de Alcolumbre por prorrogação de auxílio no AP

    Juiz manda governo federal pagar auxílio de R$ 1,2 mil no Amapá

     

    De acordo com a Eletronorte, “por volta das 20h31 desta terça-feira (17) ocorreu o desligamento da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes em decorrência de um evento externo à Usina, provavelmente no sistema de distribuição elétrica”

    “Os técnicos da Eletronorte restabeleceram a geração da Usina e o fornecimento de energia está sendo recomposto gradualmente pela Companhia de Eletricidade do Estado do Amapá (CEA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, acrescentou a companhia, que esclarece que ainda não é proprietária do distema de distribuição ou transmissão de energia no estado.

    Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Macapá, houve uma sobrecarga no transformador da subestação da cidade. Ainda de acordo com a administração da capital, o aparelho está sendo reenergizado e a energia gradativamente irá voltar.

    Por meio do perfil que mantém no Twitter, o senador Randolfe Rodrigues falou sobre o assunto.

    “ATENÇÃO!! Estamos novamente com APAGÃO TOTAL no Amapá. É URGENTE um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento”.

    O estado enfrenta falta de energia elétrica em várias regiões desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio atingiu o transformador 1 da subestação da empresa Isolux. 

    Segundo laudo preliminar da Polícia Civil, o problema foi causado pelo superaquecimento de uma bucha, peça presente no transformador. As investigações ainda aguardam laudo conclusivo.

    Eleições adiadas

    Em função do apagão que teve início no dia 3 de novembro, a Justiça Eleitoral adiou as eleições municipais de 2020 em Macapá.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá definiu que o primeiro turno do pleito na capital será em 13 de dezembro e um eventual segundo, em 27 de dezembro — na semana do Natal. 

    (Publicado por Sinara Peixoto)

    Mais Recentes da CNN