Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novos deslizamentos podem ocorrer em Petrópolis, diz secretário de Defesa Civil

    "O relevo e a conformação da cidade estão vulneráveis e o solo está encharcado", afirmou o coronel Alexandre Lucas à CNN

    Layane SerranoRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Depois da tragédia que já deixou pelo menos 134 mortes em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, novos deslizamentos ainda podem acontecer, segundo o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

    “É difícil, neste momento, você evitar os deslizamentos. O relevo e a conformação da cidade estão vulneráveis e o solo está encharcado. O ambiente está completamente vulnerável a novos deslizamentos a partir das chuvas”, explicou.

    Dadas as circunstâncias, o secretário afirmou que a prioridade atual é retirar as pessoas que se encontram em áreas de risco.

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou em entrevista à CNN que, caso as autoridades entendam ser necessário utilizar policiamento para remover a população em perigo, ele será favorável.

    Segundo o coronel, a remoção segue etapas, primeiro com conversas e notificações para convencer as pessoas a saírem de casa. “Chega um momento crítico, que a prefeitura vai saber, que possivelmente você pode até ajuizar uma ação com uma ordem judicial e tirar essas pessoas à força. O que a gente não quer é mais nenhuma morte aqui em Petrópolis ou até no Brasil inteiro”, disse.

    Mais Recentes da CNN