Ômicron no Brasil, julgamento da Boate Kiss no RS e mais de 1º de dezembro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Brasil tem os primeiros casos da variante Ômicron, sabatina de André Mendonça e início do julgamento do caso da Boate Kiss estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã desta quarta-feira (1º).

Variante Ômicron

O Instituto Adolfo Lutz (IAL) confirmou a detecção da nova variante Ômicron em um casal de brasileiros na terça-feira (30). O homem desembarcou no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, quatro dias antes da suspensão dos voos vindos de seis países africanos para o Brasil. Segundo o âncora da CNN Kenzô Machida, o casal está em isolamento domiciliar com sintomas leves da doença e não possui histórico de vacinação. Um terceiro caso, de um passageiro vindo da Etiópia, está em investigação.

Sabatina de André Mendonça

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizar nesta quarta-feira a sabatina do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça, que concorre a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) há cinco meses para substituir Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho. Segundo a âncora da CNN Daniela Lima, o discurso de Mendonça – que é pastor em uma igreja presbiteriana em Brasília – na CCJ reforçará a defesa do Estado laico.

PEC dos Precatórios

A votação da PEC dos Precatórios no plenário do Senado foi adiada para nesta quarta (1º). O governo tenta negociar alterações no texto para fechar proposta que assegure o placar mínimo de 49 votos favoráveis nos dois turnos. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que a PEC será o primeiro item da pauta do plenário nesta quarta.

Boate Kiss

Começa hoje o júri popular de quatro réus na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou 242 mortos em janeiro de 2013. O julgamento tem previsão de durar 14 dias e pode se tornar o mais longo da história do Rio Grande do Sul. Os dois sócios que administravam a boate, além de um dos integrantes e o produtor da banda Gurizada Fandangueira respondem a acusações de homicídio simples com dolo eventual e tentativa de homicídio.

Tarifa social

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo passarão a ter redução automática na conta de luz. Mais de 11,5 milhões de famílias estão aptas a receber o benefício que pode descontar até 65% da fatura mensal. O acordo foi selado na terça (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br. 

Mais Recentes da CNN