Operação da PF no Rio de Janeiro mira esquema de tráfico internacional de drogas
Doze pessoas foram presas nesta terça-feira (24) acusadas de levar entorpecentes para fora do país; envio era feito por meio de pequenas embarcações

Doze pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF), em ação contra o tráfico internacional de drogas, no início da manhã desta terça-feira (24). Oito dos mandados de prisão foram cumpridos no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo.
A operação, batizada de Tamoios, contou com 60 policiais federais para cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. No Rio, os policiais estiveram em endereços na Ilha do Governador, na zona norte, e na Barra da Tijuca, na zona oeste.
Em um balanço parcial da ação, foram apreendidos mais de 200 kg de cocaína, R$ 827.000,00 em dinheiro e 14 veículos de luxo. Além disso, seis imóveis de alto padrão nos municípios de Guarapari, no Espírito Santo, e em Mangaratiba e na capital fluminense tiveram bloqueio judicial decretado.
A investigação que culminou na operação durou cerca de dois anos e contou com o apoio da Capitania dos Portos dos dois estados. Segundo a PF, a organização criminosa utilizava pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais no esquema de envio de entorpecentes.
Os investigados fingiam que eram praticantes de pesca artesanal e de mergulho para realizarem de forma organizada o transporte de grandes carregamentos de cloridrato de cocaína. A droga saía do Rio de Janeiro e era transportada até o Espírito Santo. De lá, era embarcada para a Europa, tendo como destino o Porto de Rotterdam, na Holanda.