Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Organização brasileira lança campanha para arrecadar recursos para os refugiados da Ucrânia

    Valor arrecadado será revertido para compra de alimentos de preparo rápido e mantimentos para brasileiros e refugiados da guerra

    Pessoas retiradas da região de Mariupol, na Ucrânia
    Pessoas retiradas da região de Mariupol, na Ucrânia Foto: Alexander Ermochenko/REUTERS

    Isabelle ResendeThayana Araújoda CNN

    No Rio

    Ouvir notícia

    Depois de enviar à Ucrânia mais de 16 toneladas em alimentos, medicamentos e purificadores de água, o movimento voluntário União BR inicia nesta segunda-feira (14) uma nova campanha de arrecadação de recursos para apoiar os cerca de 2,5 milhões de refugiados de guerra, como aponta o boletim mais recente Organização das Nações Unidas (ONU).

    Todo valor arrecadado será revertido para compra de alimentos de preparo rápido e mantimentos fundamentais para a sobrevivência de brasileiros e refugiados da guerra.

    “As refeições são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea. Nossos alimentos são ideais para situações de emergência e diversos projetos sociais, por toda praticidade logística e de preparo, levando dignidade e um sabor de comida caseira”, conta Rafael Romano, CEO e fundador da Simple Nutri, uma das empresas parceiras.

    Além disso, a iniciativa, que conta com a parceria da Cruz Vermelha e Ordem de Malta, também vai ser responsável pelo envio de itens hospitalares aos refugiados, ampliando ainda mais as frentes de ajuda humanitária.

    A força-tarefa vai contar novamente com a parceria da companhia aérea, por meio do seu programa “Avião Solidário”, que oferece transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

    Chegando na Europa, o material será enviado para uma fazenda de grãos, administrada por uma brasileira parceira da organização brasileira BR que cedeu o espaço para acolher os refugiados, em Siret, na Romênia, localizado na fronteira com a Ucrânia.

    O local se tornou um ponto de acolhimento e distribuição de alimentos e mantimentos aos refugiados, numa iniciativa previamente alinhada com a embaixada brasileira no país e que se tornou um ponto consular oficial.

    “Lançamos a campanha após conseguir toda a logística para enviar os mantimentos. Agora é uma corrida contra o tempo para arrecadar o máximo possível”, explica Tatiana Monteio de Barros, fundadora do União BR.

    Na semana passada, foram fornecidas 400 mil refeições às centenas de milhares de refugiados através do envio de mantimentos via Força Aérea Brasileira.

    A campanha já está aberta para empresas e qualquer pessoa que tenha interesse em doar. As doações, sem valor mínimo, podem ser feitas para o Instituto Conexão Solidária, através do PIX 4135890300126 ou pelos dados bancários da instituição parceira:

    Veja abaixo como participar:

    Banco: Caixa Econômica Federal (104) Agência: 3018 Operação: 003 Conta: 2417-2

    Brasil envia alimentos e remédios para vítimas da guerra na Ucrânia; veja imagens

    Mais Recentes da CNN