Organização brasileira lança campanha para arrecadar recursos para os refugiados da Ucrânia
Valor arrecadado será revertido para compra de alimentos de preparo rápido e mantimentos para brasileiros e refugiados da guerra
Depois de enviar à Ucrânia mais de 16 toneladas em alimentos, medicamentos e purificadores de água, o movimento voluntário União BR inicia nesta segunda-feira (14) uma nova campanha de arrecadação de recursos para apoiar os cerca de 2,5 milhões de refugiados de guerra, como aponta o boletim mais recente Organização das Nações Unidas (ONU).
Todo valor arrecadado será revertido para compra de alimentos de preparo rápido e mantimentos fundamentais para a sobrevivência de brasileiros e refugiados da guerra.
“As refeições são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea. Nossos alimentos são ideais para situações de emergência e diversos projetos sociais, por toda praticidade logística e de preparo, levando dignidade e um sabor de comida caseira”, conta Rafael Romano, CEO e fundador da Simple Nutri, uma das empresas parceiras.
Além disso, a iniciativa, que conta com a parceria da Cruz Vermelha e Ordem de Malta, também vai ser responsável pelo envio de itens hospitalares aos refugiados, ampliando ainda mais as frentes de ajuda humanitária.
A força-tarefa vai contar novamente com a parceria da companhia aérea, por meio do seu programa “Avião Solidário”, que oferece transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Chegando na Europa, o material será enviado para uma fazenda de grãos, administrada por uma brasileira parceira da organização brasileira BR que cedeu o espaço para acolher os refugiados, em Siret, na Romênia, localizado na fronteira com a Ucrânia.
O local se tornou um ponto de acolhimento e distribuição de alimentos e mantimentos aos refugiados, numa iniciativa previamente alinhada com a embaixada brasileira no país e que se tornou um ponto consular oficial.
“Lançamos a campanha após conseguir toda a logística para enviar os mantimentos. Agora é uma corrida contra o tempo para arrecadar o máximo possível”, explica Tatiana Monteio de Barros, fundadora do União BR.
Na semana passada, foram fornecidas 400 mil refeições às centenas de milhares de refugiados através do envio de mantimentos via Força Aérea Brasileira.
A campanha já está aberta para empresas e qualquer pessoa que tenha interesse em doar. As doações, sem valor mínimo, podem ser feitas para o Instituto Conexão Solidária, através do PIX 4135890300126 ou pelos dados bancários da instituição parceira:
Veja abaixo como participar:
Banco: Caixa Econômica Federal (104) Agência: 3018 Operação: 003 Conta: 2417-2
Brasil envia alimentos e remédios para vítimas da guerra na Ucrânia; veja imagens
- 1 de 6
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) leva doações às vítimas da Guerra na Ucrânia • Teo Cury/CNN Brasil
- 2 de 6
Avião tem como destino a Polônia, uma das principais rotas que têm feito os refugiados • Teo Cury/CNN Brasil
- 3 de 6
Mais de 11 toneladas em alimentos, medicamentos e purificadores foram enviadas em avião da FAB • Teo Cury/CNN Brasil
-
- 4 de 6
Mantimentos serão descarregados e distribuídos nas embaixadas localizadas na fronteira da Polônia com a Ucrânia • Teo Cury/CNN Brasil
- 5 de 6
Doação foi feita por empresa brasileira especializada em alimentação instantânea e natural • Teo Cury/CNN Brasil
- 6 de 6
Após a entrega das doações, a aeronave realizará o resgate de brasileiros refugiados da Ucrânia • Teo Cury/CNN Brasil
-