Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelo menos 20 capitais e o Distrito Federal já flexibilizaram uso de máscaras

    Em oito delas, uso da proteção deixa de ser obrigatório tanto em ambiente abertos quanto em fechados, segundo levantamento da CNN

    Danilo Moliternoda CNN*Giulia AlecrimRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    Ao menos 20 capitais e o Distrito Federal já tornaram o uso de máscaras facultativo, segundo levantamento da agência CNN. Em oito delas, o uso do equipamento deixa de ser obrigatório tanto em ambiente abertos quanto em ambientes fechados. Nas outras 13 cidades, a flexibilização vale somente em espaços abertos.

    São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Maceió, Porto Velho, Florianópolis, Porto Alegre e Distrito Federal tornaram o uso de máscaras opcional em qualquer ambiente. Já Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Macapá, Campo Grande, Vitória, Teresina, Rio Branco, Manaus, Goiânia, Curitiba e João Pessoa adotaram a flexibilização apenas ao ar livre.

    Das seis capitais que mantêm a obrigatoriedade do equipamento de proteção, Fortaleza deve flexibilizar o uso a partir da próxima segunda-feira (21).

    A decisão de desobrigar o uso de máscaras ainda não é consenso na comunidade científica. Em boletim divulgado no último dia 11, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que é necessário prudência na adoção de medidas semelhantes.

    “Flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos, e não nos protege de uma nova onda”, afirma o boletim.

    Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz Julio Croda, em entrevista à CNN, os “indicadores epidemiológicos permitem a flexibilização, mas é bom comunicar adequadamente com a população, e informar, se for necessário. Se tiver impacto sob o serviço de saúde talvez a medida tenha que voltar para preservar os leitos hospitalares”.

    Estados

    Pelo menos 16 estados tornaram o uso de máscara facultativo, segundo levantamento da CNN. De acordo com os dados, oito estados desobrigaram o uso em lugares abertos e fechados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo e o Distrito Federal.

    Os outros oito estados tornaram o uso facultativo apenas em lugares abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Acre, Paraná e Rio Grande do Sul.

    *Sob supervisão