Efeitos da pandemia na pobreza e no trabalho expõem desafios sociais no Brasil

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço do legado de problemas socioeconômicos agravados durante o combate à Covid-19

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O cenário de inflação e os sinais de estagnação econômica têm se refletido na piora de indicadores sociais no Brasil – em especial, nos dados sobre renda e trabalho. Um levantamento da FGV Social apontou que quase 28 milhões de pessoas viviam abaixo da linha da pobreza no país em 2021. Antes da pandemia, esse número era de pouco mais de 23 milhões.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço do legado de desafios sociais imposto pela pandemia de Covid-19. Na cidade de São Paulo, a prefeitura registrou um crescimento de 31% da população em situação de rua entre 2019 e 2021. A quantidade de barracas espalhadas pela capital cresceu 330% no mesmo período.

Um outro aspecto social que desperta preocupação é o número de pessoas que trabalham em condições análogas às de escravidão: órgãos de fiscalização resgataram quase 2 mil trabalhadores nesta situação no ano passado – o maior número desde 2013.

Para descrever o quadro de problemas sociais agravados nos últimos anos, participam deste episódio o fundador da ONG SP Invisível, André Soler, e a pesquisadora Lys Sobral Cardoso, procuradora do Ministério Público do Trabalho.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Horário de Brasília

Entre Vozes

CNN Mundo

Alma do Negócio

5 Fatos

Abertura de Mercado

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicado por Diego Toledo)

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.

Mais Recentes da CNN