Tragédia em Capitólio lança alerta sobre cuidados com áreas de recursos naturais

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço de medidas que podem reforçar a segurança do turismo e da exploração do solo e da natureza

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

As avaliações preliminares indicam que a tragédia de Capitólio (MG), que deixou pelo menos dez mortos no último fim de semana, foi resultado de um processo natural do tipo de formação rochosa da região. Mas o desabamento do rochedo no Lago de Furnas também lançou um alerta sobre a importância do monitoramento geológico dessas áreas e de um sistema de aviso a respeito das condições locais para prevenir incidentes semelhantes.

A tragédia em Capitólio também coincide com um período de intensas chuvas no país, que teve Minas Gerais entre os estados mais atingidos. O risco de novas inundações desperta preocupações sobre a segurança de barragens e das pessoas que vivem em áreas próximas.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações ao desabamento do rochedo em Capitólio. Para descrever as medidas que podem ser adotadas para reforçar a segurança do turismo e da exploração de recursos naturais, participam deste episódio o pesquisador Luiz Fernando Barros, professor do Departamento de Geologia da UFMG, e o geólogo Pedro Luiz Côrtes, do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Horário de Brasília

Entre Vozes

CNN Mundo

Alma do Negócio

5 Fatos

Abertura de Mercado

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicado por Diego Toledo)

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.

Mais Recentes da CNN